Ceará
Câncer está entre as principais causas de mortes nas 2 regiões do CE sem serviço especializado
O câncer se destaca como uma das principais causas de mortalidade nas regiões do Sertão Central e do Litoral Leste, no Ceará. De acordo com dados do Governo do Estado, essas áreas enfrentam desafios significativos relacionados à saúde devido à dependência de hospitais de alta complexidade em Fortaleza para o tratamento de pacientes com câncer.
Embora as doenças do aparelho circulatório sejam a principal causa de morte nessas regiões, as neoplasias (tumores) ocupam a segunda posição em termos de mortalidade. Essa classificação se manteve constante nos anos de 2017 a 2019 no Sertão Central e em 2018 e 2019 no Litoral Leste. No entanto, durante os anos de 2020 e 2021, as doenças infecciosas e parasitárias se aproximaram das doenças cardiovasculares devido à pandemia de Covid-19.
Em 2021, que é o ano mais recente com dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), ocorreram 709 mortes por neoplasias no Sertão Central e 644 no Litoral Leste. Em ambos os casos, o câncer foi a terceira principal causa de morte nesse ano.
Esses números destacam a necessidade de recursos e infraestrutura de saúde adequados nessas regiões para enfrentar o desafio do câncer e melhorar a qualidade de vida da população.
-
Iguatu1 semana atrásPrefeitura acusa SPUMI de burlar decisão judicial e pede ao TJCE restrições; juristas apontam possíveis inconstitucionalidades nos pedidos
-
Noticias1 semana atrásHeineken desativa fábrica no Ceará para concentrar operações na unidade de Pernambuco
-
Noticias1 semana atrásLa Niña fraca em 2026 deve trazer chuvas acima do normal no Nordeste e períodos secos no Sul
-
Noticias1 semana atrásMaciço de Baturité ganhará hospital público batizado em homenagem ao Papa Francisco
-
Ceará5 dias atrásSeis pessoas são detidas suspeitas de participar de fraude em um concurso público no interior do Ceará
-
Iguatu2 semanas atrásApós descontar salários, Prefeitura pede multa de R$ 5 mil por servidor e R$ 10 mil ao SPUMI; sindicato reage e acusa gestão de ilegalidades
-
Noticias1 semana atrásMorre, aos 75 anos, Cary-Hiroyuki Tagawa, ator de Mortal Kombat
-
Noticias1 semana atrásFortaleza divulga programação completa do Réveillon 2026 com celebrações em três polos da cidade

