Ceará

Câncer está entre as principais causas de mortes nas 2 regiões do CE sem serviço especializado

Published

on

O câncer se destaca como uma das principais causas de mortalidade nas regiões do Sertão Central e do Litoral Leste, no Ceará. De acordo com dados do Governo do Estado, essas áreas enfrentam desafios significativos relacionados à saúde devido à dependência de hospitais de alta complexidade em Fortaleza para o tratamento de pacientes com câncer.

Embora as doenças do aparelho circulatório sejam a principal causa de morte nessas regiões, as neoplasias (tumores) ocupam a segunda posição em termos de mortalidade. Essa classificação se manteve constante nos anos de 2017 a 2019 no Sertão Central e em 2018 e 2019 no Litoral Leste. No entanto, durante os anos de 2020 e 2021, as doenças infecciosas e parasitárias se aproximaram das doenças cardiovasculares devido à pandemia de Covid-19.

Em 2021, que é o ano mais recente com dados disponíveis no Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), ocorreram 709 mortes por neoplasias no Sertão Central e 644 no Litoral Leste. Em ambos os casos, o câncer foi a terceira principal causa de morte nesse ano.

Esses números destacam a necessidade de recursos e infraestrutura de saúde adequados nessas regiões para enfrentar o desafio do câncer e melhorar a qualidade de vida da população.

EM ALTA

Sair da versão mobile