Noticias
Megaoperação contra o Comando Vermelho no Rio de Janeiro tem mais mortos que o massacre do Carandiru
A megaoperação realizada nesta terça-feira (28) nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, contra membros da facção criminosa Comando Vermelho (CV), deixou mais de 120 mortos — número superior ao do massacre do Carandiru, ocorrido em 1992, quando 111 detentos foram mortos pela Polícia Militar de São Paulo. O coronel José Vicente da Silva, ex-secretário nacional de Segurança Pública, classificou a ação como “trágica, cruel, um banho de sangue” e comparou o episódio ao ocorrido no Carandiru, afirmando que “o governador Cláudio Castro conseguiu arrumar o seu Carandiru”. Segundo ele, o episódio terá repercussões que ultrapassarão as manchetes dos jornais.
O coronel criticou duramente o planejamento da operação, afirmando que, apesar de a Delegacia de Repressão ao Tráfico do Rio de Janeiro investigar o grupo há mais de um ano e de a ação ter sido planejada por cerca de dois meses, faltou inteligência e avaliação das consequências. Ele destacou que o impacto se espalhou por outros pontos da Zona Norte do Rio: cerca de 50 escolas precisaram ser fechadas, 200 linhas de ônibus foram suspensas e 30 vias afetadas. Para José Vicente, o uso da força bruta sem um sistema preventivo ou estratégias de reconquista de território é ineficaz e repete erros de operações anteriores que não resolvem o problema da violência urbana.
Ao avaliar o contexto mais amplo da segurança pública, o ex-secretário afirmou que o Brasil carece de uma coordenação nacional entre União e estados para enfrentar o crime organizado. Segundo ele, propostas como a PEC da Segurança são insuficientes enquanto não houver um plano nacional articulado e uma estrutura específica para o setor, como um ministério próprio. José Vicente defendeu maior integração entre forças federais e estaduais, além do fortalecimento do trabalho preventivo, ressaltando que o endurecimento das penas, por si só, não tem sido capaz de reduzir os índices de criminalidade.
-
Brasil2 dias atrásFelca se pronuncia após críticas por vídeo sobre fobia social e bullying
-
Brasil2 dias atrásEntidades orientam trabalhadoras domésticas a denunciar assédio eleitoral antes do segundo turno
-
Ceará2 dias atrásZenir recusou propostas de compra de Magazine Luiza e Casas Bahia, afirma direção
-
Brasil2 dias atrásFelipe Neto se casa com Juliane Carvalho em cerimônia intimista no Rio de Janeiro
-
Ceará5 horas atrásEleitor discute com presidente de seção e danifica urna eletrônica durante votação em Fortaleza
-
Ceará2 dias atrásVenda de bebidas alcoólicas será liberada no Ceará durante o segundo turno das eleições
-
Ceará2 dias atrásGalpões logísticos no Ceará têm 99% de ocupação e espaço disponível cai para 0,81%
-
Brasil5 horas atrásAbstenções podem ter impacto no resultado da disputa presidencial no segundo turno
