Conecte-se conosco

Política

Camilo reúne deputados e quer base aliada coesa em votações de pautas do Estado

Publicado

on

O recesso de fim de ano dos deputados estaduais cearenses não vai começar na próxima quinta-feira, como prevê o Regimento Interno da Assembleia Legislativa, em razão da impossibilidade de votação das matérias de interesse do Governo, inclusive a que trata da extinção do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), até aquele dia.

Até a noite de ontem, o Governo do Estado não estava certo do total apoio da base aliada às suas proposições consideradas impopulares. Alguns deputados governistas estavam preocupados com o conteúdo das mensagens, bem como o pedido de urgência para a maioria delas, sobretudo a que aumenta a contribuição previdenciária dos servidores ativos e inativos de 11% para 14% sobre os salários ou proventos.

Como o Diário do Nordeste já havia mostrado, teve até deputado ameaçando não votar favorável à proposta oriunda do Poder Executivo, caso a liderança governista não aprovasse emenda que gerasse menos impactos aos servidores públicos. Para evitar que seus aliados votem com a oposição ou se abstenham da votação durante deliberação do plenário, o governador Camilo Santana convidou toda sua base para um encontro ontem à noite, para tentar alinhar o pensamento com seus apoiadores na Casa.

Durante todo o dia, por outro lado, parlamentares de oposição e situação discutiram, no Complexo das Comissões, na Assembleia Legislativa, as matérias que estavam na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça. No período da manhã, após intenso debate entre eles, foi retirada de pauta a mensagem que trata das concessões de equipamentos públicos e outras três: a que veda anistia pelos próximos dez anos; a que reajusta o ICMS e outra que trata da retirada do status de secretaria de alguns órgãos do Estado.

Auxílio especial

Ainda na manhã de ontem, o governador encaminhou para a Assembleia, a mensagem que cria o “Auxilio Especial de Reforço a Renda”, como forma de auxiliar a renda dos servidores ativos cuja remuneração está abaixo do teto do Regime Geral da Previdência Social. De acordo com a matéria, que inicia tramitação na sessão ordinária de hoje, o auxilio será concedido progressivamente em 3 parcelas de 1% da remuneração recebida pelo servidor, sendo 1% a partir de abril de 2017; 1% em janeiro de 2018; e mais 1% em dezembro de 2018.

O líder do Governo, Evandro Leitão (PDT), afirmou que vai procurar, nos dias que antecedem a votação, dialogar e mostrar para todos os seus pares a importância de aprovação das matérias até quinta-feira, antes do início do recesso, visto que algumas das mensagens são necessárias ao Estado, como o reajuste da contribuição previdenciária e a Proposta de Emenda à Constituição que trata do teto de gastos do Governo. “Para termos empréstimos importantes aprovados é necessário que aprovemos essas matérias”, disse.

O deputado Elmano de Freitas (PT) havia cobrado aprovação de uma emenda de sua autoria à proposta de modificação da previdência, do contrário, não votaria favorável à mensagem. Evandro Leitão disse que concorda e se associa ao colega, afirmando ainda que preparou uma alternativa para que não haja prejuízo ao servidor público. “Comungamos do mesmo pensamento. Com relação a outras mensagens, elas estão bem niveladas. Na reunião com o governador vamos debater isso para sanar todas as dúvidas”, ressaltou.

Contribuição

O vice-líder do Governo, Julinho (PDT), afirmou que após apresentação das mensagens em reunião com o governador Camilo Santana, na semana passada, alguns parlamentares foram procurados por servidores do Estado e sociedade civil organizada que apresentaram algumas sugestões, dentre elas, o escalonamento do aumento da contribuição previdenciária em até três vezes, proposta apresentada pelo líder do Governo.

“Temos matéria importante, que é gratificação para todos que ganham até o teto de R$ 5 mil, também de 3%, para se contrapor à matéria da previdência”, disse o pedetista. Segundo ele, com essas alterações a apreciação das matérias em plenário vai contar com a base unida, buscando dirimir todas as dúvidas dos demais. José Sarto (PDT) foi mais enfático ao defender a participação da base governista em apoio às matérias do Governo Camilo Santana.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu2 horas atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu12 horas atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias14 horas atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias14 horas atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos16 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias21 horas atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias22 horas atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias22 horas atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias5 dias atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu5 dias atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu5 dias atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias5 dias atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias5 dias atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará6 dias atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo6 dias atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia6 dias atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu7 dias atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias1 semana atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias1 semana atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias1 semana atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias1 semana atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu1 semana atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.