Política

Câmara de Iguatu vota plano de valorização da vida

Published

on

Na única sessão da semana, a Câmara Municipal de Iguatu (CMI) na terça-feira, 10, votou dois projetos de lei. Uma das pautas institui o Plano de Valorização da Vida com a criação do ‘Setembro Amarelo’; outro projeto prevê a realização do ‘Setembro Verde’. As duas matérias foram propostas pelo vereador e presidente da casa Mário Rodrigues (PDT).

O PL prever a inserção no calendário oficial de eventos do município de Iguatu o ‘Setembro Amarelo’ de prevenção ao suicídio, a ser realizado, anualmente, no dia 10 de setembro, com objetivo de potencializar as ações continuamente desenvolvidas pelo poder executivo. A pauta ainda cria o Plano Municipal de Valorização da Vida, com o objetivo de manter continuamente um sistema telefônico gratuito para atendimento em qualquer horário a pessoas em quadro depressivo ou inclinadas à prática do suicídio, bem como identificar possíveis sintomas, tratar o transtorno e prover o acompanhamento dos que apresentem o perfil, prevenindo e minimizando a evolução dos quadros que possam chegar ao suicídio.

O outro votado cria o ‘Setembro Verde’, com objetivo de dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. O projeto propõe que ações sejam realizadas com a finalidade de estimular a participação social das pessoas com deficiência, conscientizar a família, a sociedade e o município sobre a importância da inclusão promovendo a informação e difusão dos direitos com realização de encontros comunitários para disseminação do tema.

Conforme o autor das propostas, o objetivo maior é intensificar a divulgação das diretrizes do plano para ampliar o seu alcance e sensibilizar a população quanto à valorização da vida no combate ao suicídio e a importância da inclusão social. “As campanhas existem, mas até então nunca haviam sido regulamentadas em projetos de lei em nossa cidade. O intuito é fortalecer o que já vem sendo desenvolvido pelas entidades e poder público e ser um momento de divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência, além de identificar desafios para inclusão social e estabelecer diretrizes para ações integradas envolvendo a população, com programas e projetos da educação e prevenção do suicídio”, afirmou Mário.

Símbolo

A proposta é sempre que possível, assim como é comum em todo o país, que as edificações públicas municipais recebam a iluminação em amarelo ou verde e recebam a aplicação do símbolo o laço da campanha, de forma a remeter ao tema durante todo mês de setembro, em especial os de relevante importância e grande fluxo de pessoas. No decorrer do mês, as palestras e seminários deverão priorizar os estabelecimentos do ensino médio e fundamental, em ação conjunta com os governos estadual e federal.

EM ALTA

Sair da versão mobile