Política

Câmara aprova PCCR da Guarda Municipal e convênio para EXPOIGUATU

Published

on

Em dia de aprovação de oito projetos, os parlamentares da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) se reuniram na terça-feira, 21, e votaram em regime de urgência mensagens do poder executivo, proposições e matérias indicativas. Duas das pautas tiveram a presença de interessados diretos como a Guarda Municipal, de organizadores de evento Agropecuário ‘ExpoIguatu’ e do Rotary Club de Iguatu.

A Guarda Municipal teve seu projeto de Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). O plano foi feito pelos próprios guardas com o devido acompanhamento da Procuradoria atendendo aos preceitos vigentes nas Constituições Federal, Estadual e na Lei Orgânica do Município de Iguatu.O PCCR visa estabelecer padrões e critérios de evolução funcional para todos os guardas, estabelecer padrões e critérios para os cargos de chefia gratificados, regulamentar as gratificações e os adicionais que fazem parte da remuneração.

Rodrigo Barbosa, coordenador da guarda, disse que a luta de 17 anos trata de reconhecimento e valorização de um profissional importante para os iguatuenses. “Vitória nossa que passa pelas mãos de pessoas que têm compromisso.  Esse projeto valoriza 64 famílias e não 64 guardas”, disse.

Presidente do SindGuarda, Carlos Silva, afirma que o investimento com o plano para os profissionais é visando o futuro. “Nós servidores precisamos ser valorizados com condições de serviço que reflete no cidadão. Foi dado um passo importante para segurança do nosso município”, pontuou.

Louro da Barra (MDB) em seu discurso comemorou a conquista dos profissionais. “Conhecemos o trabalho desenvolvido. Foi uma batalha hoje premiada pelo esforço da categoria”, disse. O presidente do legislativo Mário Rodrigues (PDT) pontuou a sensibilidade do poder executivo para elaboração do projeto. “O plano foi construído em parceria pra que não se chegasse nada na câmara do que não foi acordado”, lembrou.

EXPOIGUATU

A mensagem do executivo que autoriza o município a celebrar convênio com o Rotary Club de Iguatu no valor de R$ 35 mil para realização da 55ª EXPOIGUATU também foi deliberada de maneira unânime. Breno Teixeira, coordenador da tradicional feira agropecuária, ressaltou a importância do evento para a cidade. “O dinheiro investido se reverte para o município em oportunidade. Rede hoteleira, camelôs e comércio de bens e serviços de forma geral acabam aquecendo nesse período. Temos uma vasta programação com concurso leiteiro, vaquejada, exposição de animais e shows que visam atrair a população de maneira geral”, disse.

A matéria passou com a presença de membros do club de serviço dentre eles a do próprio presidente, Marcos Ageu. Ele ressaltou que a feira é um legado da entidade na fomentação do desenvolvimento econômico. “Recebemos essa missão de fomentar a agroindústria, agricultura e criação de animais. Com a Exposição mantemos essa missão nos dada há 65 anos, superando até mesmo sete anos de seca”, disse.

Outras pautas

Foram votados ainda os projetos que criam e regulamentam o Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, a desafetação e autorização de permuta de terreno público para construção de complexo turístico religioso com imagem de Senhora Santana, e a que permite o município a realizar alienações dos bens móveis e inservíveis da Fundação de Saúde Pública. De autoria do vereador Marconi Filho, foi votado o projeto que possibilita o município por meio de parceria público privada a instalação de coletores seletivos de lixo e placas indicativas de denominação de vias públicas. Outra mensagem foi a que aprova os conselheiros governamentais e sociedade civil recursos para o custeios de despesas com deslocamento. A elevação à categoria de vila a localidade Coração de Jesus, na região do Cardoso II, também foi aprovada pelos parlamentares.

EM ALTA

Sair da versão mobile