Noticias
Brasil vai aumentar idade mínima para uso de redes sociais e chatbots a partir de 2026
O governo brasileiro anunciou que vai elevar a idade mínima recomendada para o uso de redes sociais e chatbots de inteligência artificial a partir de 2026. A medida faz parte da implementação do ECA Digital, sancionado em 2024, e passará a valer em março do próximo ano. De acordo com as novas diretrizes do Ministério da Justiça, o acesso a redes sociais será permitido a partir dos 16 anos, enquanto o uso de chatbots, como ChatGPT e Gemini, ficará liberado apenas a partir dos 14 anos.
A regulamentação exige que as plataformas adotem mecanismos de verificação de idade e ferramentas de controle parental, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O objetivo é proteger crianças e adolescentes de conteúdos e interações inadequadas, mantendo, ao mesmo tempo, o papel das famílias na decisão sobre o uso dessas tecnologias.
O governo ainda discute os métodos que serão utilizados para a checagem de idade, enquanto grandes empresas de tecnologia, como Apple, Google e Meta, já acompanham o desenvolvimento da regulamentação e se preparam para adequar suas plataformas às novas regras.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

