Brasil

Brasil gasta R$ 125 bilhões por ano para combater doenças ligadas ao fumo, aponta Inca

Published

on

Anualmente, o Brasil despende cerca de R$ 125 bilhões no enfrentamento de doenças ligadas ao uso de produtos derivados do tabaco, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Essa quantia abarca tanto os custos diretos quanto os indiretos relacionados a cerca de 50 enfermidades tratadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo diversos tipos de câncer, doenças respiratórias e cardiovasculares.

Tais doenças podem ser ocasionadas não somente pelo tabagismo ativo, mas também pela exposição passiva à fumaça do tabaco, conforme esclarecido pelo Ministério da Saúde. Somente no decorrer de 2023, o Inca já documentou mais de 32 mil casos de câncer envolvendo traqueia, brônquios e pulmão. Estima-se que mais de 80% desses casos estejam ligados ao câncer de pulmão e ao consumo de tabaco.

No ano de 2020, o tabagismo é apontado pelo instituto como responsável por 161.853 óbitos, o equivalente a 443 mortes por dia ou 13% de todas as mortes anuais no país. No mesmo período, foram registrados os seguintes desdobramentos relacionados ao tabagismo:

444.953 novos casos de doenças cardíacas;
433.729 novos casos de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
52.737 casos de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC);
40.261 novos diagnósticos de outros tipos de câncer;
26.126 novos diagnósticos de câncer de pulmão.

EM ALTA

Sair da versão mobile