Brasil

Brasil e Bolívia juntarão forças contra em região fronteiriça

Published

on

A gravidade e a rapidez com que os incêndios florestais têm se espalhado pelo Brasil e pela Bolívia nas últimas semanas levaram os dois países a formar uma força-tarefa conjunta para combater as chamas na região fronteiriça.

Essa colaboração foi acordada na segunda-feira (26), durante uma reunião em Corumbá (MS), com a participação de representantes dos governos e de órgãos públicos de ambos os países. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), as autoridades bolivianas formalizarão, nos próximos dias, um pedido de apoio ao governo brasileiro. A partir daí, os dois países realizarão um reconhecimento aéreo das áreas afetadas pelos incêndios para determinar a melhor forma de atuação.

Com essas informações em mãos, Brasil e Bolívia assinarão um protocolo de cooperação, definindo como as equipes de combate aos incêndios serão empregadas na fronteira entre os dois países. O vice-ministro de Defesa Civil da Bolívia, Juan Carlos Calvimontes, presente na reunião, confirmou a intenção dos dois governos de unir esforços para controlar as chamas.

Pelas redes sociais, Calvimontes comentou que, durante o encontro, representantes dos dois países trocaram informações sobre a situação atual, identificando os principais focos de calor na região de fronteira e discutindo possíveis ações conjuntas.

 

EM ALTA

Sair da versão mobile