Iguatu

Banco do Nordeste lança em Iguatu linha de crédito para minigeração de energia renovável

Published

on

O Banco do Nordeste apresenta, nesta quarta-feira, (05), linha de financiamento para a micro e minigeração distribuída de energia elétrica (renovável): o FNE Sol. O evento, será às 18h, no auditório do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira, em Iguatu (CE).

O superintendente do BNB, empresários e especialistas do setor, além de autoridades locais vão participar do evento.

O FNE Sol será apresentado pelo superintendente estadual do Banco do Nordeste, João Robério Pereira de Messias. O evento contará com exposições de representantes da cadeia produtiva, que abordarão os conceitos básicos de micro e minigeração distribuída e organizações do setor na região, que falarão sobre a situação atual e perspectivas do mercado local.

A nova linha utiliza recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste e tem prazo de pagamento de até 12 anos, com até um ano de carência. O investimento pode ser financiado em até 100% e há bônus de adimplência de 15%.

O crédito é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações. “O cliente é beneficiado tanto por consumir energia renovável e limpa, quanto por ter economia financeira. Inicialmente, o custo é neutro. O financiamento é compensado pela redução do consumo, pois as parcelas do financiamento são calculadas tomando como parâmetro o valor economizado na conta de energia. Depois, tem-se a diminuição significativa dessa despesa”, explica o superintendente João Robério.

Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação.

A microgeração distribuída de energia elétrica compreende as centrais geradoras que utilizem cogeração qualificada ou fontes renováveis (hidráulica, solar, eólica, biomassa etc.), conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras, e cuja potência instalada seja menor ou igual a 75 kW.

Já a minigeração distribuída engloba os mesmos tipos de centrais geradoras com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW (com exceção da fonte hidráulica, cuja potencia deve ser menor ou igual a 3 MW).

 

Fonte: Blog Diário Centro-Sul

EM ALTA

Sair da versão mobile