Iguatu

Bairros COHAB’s e Novo Iguatu celebram o “Dia do Idoso”

Published

on

 

O dia do idoso foi comemorado na cidade de Iguatu com uma confraternização envolvendo os moradores da “melhor idade” dos bairros COHAB I, II e Novo Iguatu na última quarta-feira, 30, no colégio municipal Padre Januário Campos.  O evento contou com dança, música ao vivo, lanche e sorteio de brindes para os participantes do projeto articulado pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Uma das residentes do NASF, Saionara Pereira, disse que um das propostas do projeto é intervir promover e articular atividades em prol de uma melhor qualidade de vida dos idosos, “Sabemos que o número de idosos cresce a cada ano e vem sendo uma preocupação nossa desenvolver ações de voltadas para saúde orientações na prevenção de riscos de acidentes domésticos e oferecer momentos culturais”, explicou.

Luiza Gabriel moradora do bairro CHOAB, e uma das participantes do projeto, faz questão de está presente nos dias de encontro, “participo há três anos e não perco um dia, já fiz várias amizades durante esse tempo”, disse. A aposentada Lucena Leitao, afirmou ter sentido mudanças em sua rotina de vida, “convivia com várias dores, hoje sinto maior disposição. Com certeza só me fez bem os exercícios proporcionado pelo projeto”, contou.

Conselho

A ocasião contou com a presença de diversas autoridades da administração, das áreas da assistência social e saúde. Dentre os presentes estava a presidente do conselho do idoso na cidade, Leuda Lavor, “não podíamos ficar de fora de um momento como esse, é contagiante ver a alegria de viver deles [ os idosos]. Apesar de não executarmos a política de ações, damos nossa parcela de contribuição na fiscalização da efetivação e garantia que o estatuto possa está sendo cumprindo”, disse

O conselho tem por objetivo assegurar os direitos do idoso, criando condições para promover sua integração e participação efetiva na sociedade. A presidente disse ainda que o maior desafio para desenvolver os projetos e fazer valer os direitos da pessoa idosa é a falta de recurso. A entrevistada garantiu que a nível de município uma articulação está sendo feita, “já iniciamos uma conversa com o poder executivo para a criação da lei de um fundo  municpal para desenvolver ações para desenvolver políticas de direito para a pessoa idosa” explicou.

Apesar dos idosos do município terem comemorado o seu dia na quarta-feira. A data foi estabelecida em 1999 pela Comissão de Educação do Senado Federal com o propósito de ser um momento de refletir a respeito da situação do idoso no país todo dia primeiro do mês de outubro.

EM ALTA

Sair da versão mobile