Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Avanço do coronavírus ameaça eleições municipais

Publicado

on

O crescimento no número de casos de covid-19 no Brasil começou a ameaçar o calendário eleitoral brasileiro, que prevê votação em outubro. De acordo com o Ministério da Saúde, o pico da doença, que já registra 1.546 casos confirmados no País e 25 mortes, deve se estender de junho a julho, com possibilidade de estabilização somente a partir de setembro.

Os partidos têm até o meio do ano para realizarem convenções e definirem seus postulantes. Ontem, o titular da pasta, Henrique Mandetta, defendeu o adiamento das eleições de 2020 e a aprovação de um mandato “tampão” para prefeitos e vereadores.

A ideia foi rejeitada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ). “Eleições começam dia 15 de agosto. Vamos focar agora no tema da saúde. Aliás, área em que o Mandetta vai muito bem. Na hora correta vamos cuidar da eleição”, disse o deputado.

Para pré-candidatos à Prefeitura de Fortaleza, no entanto, é possível que o avanço do novo coronavírus tenha impacto no calendário.

Principal nome da oposição ao prefeito Roberto Cláudio (PDT), o deputado federal Capitão Wagner (Pros) admitiu apreensão. “Estamos muito preocupados com a crise. Não sabemos nem se teremos eleição neste ano. Já cancelamos todas as agendas para evitar qualquer tipo de aglomeração”, afirmou.

Para Wagner, há chance de mudança no pleito, sim, mas ainda “é cedo” para discutir hipotética alteração. “Nem deve ser nossa principal preocupação agora. Neste momento, a prioridade é o combate à doença”, que tem 125 casos no Ceará. “A saúde já era importante, juntamente com o desemprego. A crise de agora vai afetar principalmente esses dois temas” na campanha, acrescenta.

Deputado federal pelo PT e líder da minoria na Câmara, José Guimarães informa que a sigla já suspendeu todas as suas atividades públicas, como prévias, encontros e consultas. No dia 5 de abril, a executiva da legenda em Fortaleza escolheria o nome do seu representante na corrida ao Paço.

“Vamos ter que rever esses prazos. Temos reunião com Lula e Gleisi (Hoffmann) amanhã (hoje)”, afirma. O petista analisa, porém, que “não dá pra discutir adiar a eleição agora”. “É loucura”, continua Guimarães. “Podemos ter uma tragédia social no País, e parece que não está ecoando nas paredes do Planalto”.

Potencial candidato pelo Novo, o empresário Geraldo Luciano também considera prematura “qualquer avaliação em relação ao processo eleitoral”. Para ele, “a prioridade é proteger a população dos males que podem ser causados pelo vírus”.

Geraldo pondera, todavia, que, “no momento certo, precisaremos discutir como está a saúde pública, qual o grau de satisfação do cidadão em relação a ela e, principalmente, o que pode ser feito para melhorar, mas não agora”.

Nome do PV na disputa pela Prefeitura, o deputado federal Célio Studart avalia que “crise que se inicia com o coronavírus deve, sim, impactar o calendário eleitoral, haja vista que a nação passa por uma preocupação maior que o rito democrático”, com reflexos diretos na pauta dos candidatos.

Presidente do PSL e colega de Câmara dos Deputados, Heitor Freire diz que, embora o número de casos do novo coronavírus seja expressivo, “ainda não temos como prever até quando vai durar o período de quarentena e de que forma ela vai interferir na agenda política de 2020”.

O cientista político Cleyton Monte defende que a pandemia terá consequências profundas nas eleições, sejam adiadas ou não. “A primeira coisa que vai impactar é como esses gestores coordenam esse esforço de crise”, responde. “Neste momento, a forma como o prefeito coordena as ações vai dizer da avaliação desse governo, e essa avaliação terá relação direta desse político ou a reeleição do seu candidato.”

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias18 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias18 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo19 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo22 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes22 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu23 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando23 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias1 dia atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu3 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias5 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias5 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo5 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo5 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias5 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo5 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará5 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades7 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu2 semanas atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.