Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Atendimento volta a se normalizar na Saúde

Publicado

on

A liminar concedida pela Justiça Federal de Brasília, a partir de ação movida pelo Conselho Federal de Medicina, que suspendeu a requisição de exames por enfermeiros na Atenção Básica, trouxe impactos negativos para o atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas cidades do Interior cearense. Ontem à noite, a liminar foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

A decisão judicial gerou polêmica. Os enfermeiros estavam seguindo a orientação do Conselho Regional de Enfermagem do Ceará (Coren), de cumprir a liminar, pois temiam processo por exercício ilegal da profissão.

Já os gestores municipais de Saúde reconheceram que a medida afetou diretamente o atendimento à população.

Nas UBS, os enfermeiros fazem coleta de material para exame de colo de útero (citopatológico), testes do pezinho, rápido para HIV e hepatite, além de repetir prescrição de medicamentos para doenças crônicas como hipertensão, diabetes e do planejamento familiar. Outra ação dos profissionais da enfermagem é a continuidade de consultas de pré-natal, após a primeira e a segunda, realizada pelos médicos.

O juiz federal substituto da 20ª Vara de Justiça Federal do Distrito Federal, Renato Borelli, concedeu em 27 de setembro passado liminar ao Conselho Federal de Medicina suspendendo parcialmente a Portaria 2488 de 2011, do Ministério da Saúde. Ontem, a liminar caiu.

A medida judicial vinha gerando protestos da categoria em todo o Brasil e afetando o trabalho dos enfermeiros na Atenção Básica. Enfermeiros, médicos e gestores municipais discutiram a questão recentemente em Iguatu. Os profissionais da enfermagem vinham seguindo a orientação do Coren. “Não havia outra saída. Tivemos que respeitar a orientação do nosso Conselho”, disse o enfermeiro, Jáder Soares. “Não podíamos requisitar exames e nem diagnosticar”.

Solidariedade 

Para a enfermeira Romélia Costa, a medida judicial favorecia o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS). “O caos está se instalando nas Unidades Básicas de Saúde”, disse. “Foi uma decisão ridícula e tivemos a solidariedade de muitos médicos”.

Nas UBS desta cidade, os exames citopatológicos estavam suspensos até ontem. “Mesmo que o médico solicitasse e depois assinasse, o enfermeiro não podia realizar”, frisou o enfermeiro Jáder Soares. Para a enfermeira, Meirislândia Alves, a medida judicial afetou o atendimento à população. “Na sexta-feira passada, deixei de atender oito mulheres que haviam agendado prevenção”, contou. “O sistema já tem suas deficiências e iria parar a qualquer momento”.

A subsecretária de Saúde de Iguatu, Lúcia Vanda Teixeira, estava preocupada. “O atendimento iria continuar caindo e a população seria cada vez mais prejudicada. Estávamos buscando um entendimento para a questão, como a elaboração de uma nota técnica do Município sobre os procedimentos que podem ser realizados pelos enfermeiros, pois há muito trabalho que eles podem fazer na atenção básica”.

Cubanos 

Já os médicos cubanos que trabalham no programa Mais Médicos da Estratégia Saúde da Família disseram que, segundo contrato entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde, não podem realizar exames citopatológicos e nem testes rápidos. Eles disseram que aguardam orientação do Governo Federal.

Na noite de ontem, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) divulgou nota sobre a derrubada da liminar em sei site. “A solicitação de exames de rotina e complementares é realidade consolidada no Brasil desde 1997, quando foi editada a Resolução Cofen 195/97 (em vigor). A consulta de Enfermagem, o diagnóstico de Enfermagem e a prescrição de medicamentos em protocolos são competências dos enfermeiros estabelecidas na Lei 7.498/1986, regulamentada pelo Decreto 94.406/1987 e pela Portaria MS 2.436/2017”.

Segundo o Cofen, “a restrição imposta pela decisão liminar afetou o atendimento a milhares brasileiros, atrasando ou inviabilizando exames essenciais, inclusive pré-natais, além de interromper protocolos da Estratégia de Saúde da Família, prejudicando programas como o acompanhamento de diabéticos e hipertensos (“hiperdia”), tuberculose, hanseníase, DST/Aids, dentre outros”.

Fiscalizar 

O Cofen garantiu que “permanece firme na missão constitucional de regular e fiscalizar a profissão, e continuará tomando todas as medidas judiciais necessárias para salvaguardar o pleno atendimento à população. O bom-senso prevaleceu. Os profissionais de Enfermagem poderão continuar fazendo o que sabem e fazem bem: cuidar da Saúde das pessoas”, comemorou o presidente da instituição, Manoel Neri. “É uma retumbante vitória da Enfermagem e do Sistema Único de Saúde”.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias6 horas atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias7 horas atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo7 horas atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo10 horas atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes10 horas atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu11 horas atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando11 horas atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias12 horas atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias4 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo4 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará4 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos7 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará7 dias atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.