AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Naufraga a reforma da Previdência?

Published

on

Numa previsão pessimista, o governo jogou a toalha. Para uma analista, não é uma surpresa, pelo cenário ,atual ninguém imaginava que a aprovação fosse provável em ano eleitoral. De acordo com o líder do governo Rogério Rosso, o governo não tem mais de 240 votos na Câmara, quando precisa de 308. Houve, no ano passado, momentos em que chegou a contar com 280. O apoio à reforma tem caído no Congresso. Por sua vez, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), discutiu ontem proposta de criação de um sistema de Previdência para o funcionalismo que englobe os servidores mais antigos. No planalto, a Previdência tem de ser definida em até 3 semanas, diz Temer. ‘Já fiz minha parte nas reformas e na Previdência’, afirma presidente; para ministro Eliseu Padilha (Casa Civil), governo não tem intenção de insistir indefinidamente. (G1)

Juízes pedem aumento salarial

O movimento contra a reforma culminou nesta quinta-feira (1) com a manifestação ridícula de juízes em Brasília, defendendo privilégios como o absurdo auxílio-moradia a que todos os magistrados e procuradores têm direito graças a uma decisão ainda mais absurda do ministro Luiz Fux em 2014. Em carta à ministra Cármen Lúcia, eles pedem reajuste salarial, apoio a projeto que estipula adicional por tempo de serviço e, não explicitamente, defendem o auxílio-moradia para a categoria. O Judiciário é sem dúvida o setor do funcionalismo cujos privilégios mais custam ao setor público. Pelo menos 70% dos juízes recebem vencimentos acima do teto salarial estabelecido pela Constituição, graças a penduricalhos e verbas indenizatórias. Na aposentadoria, juízes e procuradores mantêm um sem-número de regalias.

Planos de Saúde

Governo gasta R$ 7 bi por ano com planos de saúde para funcionalismo. Valor chega a quase 4 vezes mais o que se gasta no setor privado.

Ficha Limpa

O tema está de volta nas eleições 2018. MP atuará para que Ficha Limpa prevaleça nas eleições, diz Dodge. Lei impede candidatura de políticos condenados em 2ª instância, como o ex-presidente Lula.

Emprego reage em 2017 com a marca da informalidade

Após dois anos de fechamento de vagas, o país voltou em 2017 a abrir postos, tendo como marca a informalidade. Segundo o IBGE, houve redução de 685 mil vagas com carteira assinada e geração de 598 mil de postos sem carteira. Passaram a trabalhar por conta própria 1,07 milhão.

Indústria avança 2,5% após três anos de queda

A indústria interrompeu três anos de retração e cresceu 2,5% em 2017, a maior expansão desde 2010. O principal destaque foi a produção de veículos. Para analistas, setor terá retomada mais intensa e voltará a contratar. Recuperar o nível précrise, porém, só em 2023, avalia a Firjan.

Segurança

O governador Camilo Santana (PT) estará nesta sexta-feira, às 10 horas, na sessão de abertura dos trabalhos deste exercício da Assembleia Legislativa. Camilo vai ler mensagem com um balanço das ações realizadas em 2017, divulgará as metas deste ano e, segundo fontes palacianas, abordará crise na segurança, destacando principalmente o montante do que investiu na área.

Venda de cigarro com sabor continua

Terminou empatado no STF o julgamento de resolução da Anvisa que proíbe a fabricação e venda de cigarro com aroma e sabor artificiais. Com isso, a proibição seguirá valendo. Mas, na prática, liminares obtidas pelas empresas de tabaco permitem a comercialização.

Reformas no Açude Trussu

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto do Município de Iguatu (SAAE) está realizando serviços de reforma nas estações elevatórias do Açude Trussu, no distrito de Suassurana, objetivando melhorar a qualidade da água consumida pela população, evitar desperdício e favorecer a captação do recurso hídrico mediante o baixo nível do reservatório, que hoje acumula apenas 7,7%. Por outro lado, concursados aguardam pela contratação junto ao órgão.

Futebol

Pela Copa do Nordeste, Com dois de Kanu, Vitória goleia o Ferroviário em casa e assume a ponta do grupo B. O Ferroviário volta a campo neste sábado diante do Floresta. E pelo estadual, Ceará vence Uniclinic (2 x 0). Com o resultado, vozão assume a quinta colocação e com moral para o Clássico Rei domingo no Castelão. A sexta-rodada terá inicio no sábado com Iguatu x Horizonte no Morenão e Floresta x Ferroviário no PV.

Capela da Veneza celebra “Missa dos idosos”

A capela de Nossa Senhora de Fátima no bairro Veneza, recebeu nesta noite de quinta-feira (1), um grande número de católicos para a celebração da Missa dos Idosos. O evento foi celebrado pelo Padre João Batista e marcou o inicio das atividades da Pastoral da Pessoa Idosa na comunidade. Na oportunidade, o Padre João Batista ressaltou a importância dos voluntários á frente dessa atividade, que vai contribuir para estes cidadãos do bairro através da fé e religiosidade, além da orientação das voluntárias que fazem parte da coordenação da Diocese. Antes da celebração, alguns idosos poderão tirar a pressão no pátio da Capela e no final da celebração, foi servido um lanche aos convidados em meio ao clima de confraternização. Ressalte-se que a comunidade já dispõe de ações da Pastoral das Crianças.

ASSUNTOSNET: Sexta-feira (02) de fevereiro 2018. Confira as principais sinopses de noticias e comentários catalogados por Silvani Soares. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile