O Plano Nacional de Educação – aprovado pelo Congresso e que aguarda sanção da Presidência da República – pretende aumentar o número de alunos com necessidades específicas matriculados nas escolas brasileiras.

Há dez anos 28% das crianças com necessidades específicas estavam matriculadas no ensino regular. Hoje, segundo o Ministério da Educação, 76% dessas crianças estão matriculadas. E esse número deve aumentar ainda mais. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE – PL 8035/10) é universalizar, para crianças de 4 a 17 anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo

Assuntosnet

Seja bem vindo(a) a Rádio Mais FM 106,1, quinta-feira, 26 de junho 2.014. Os temas abordados não expressam  o pensamento da emissora e sim do titular do Blog com reprodução  de colaboradores e sinopses de jornais. Envie seu comentário. Nós agradecemos.
 
Presidente da Câmara faz balanço e destaca PNE

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, fez nesta quarta-feira (25) pronunciamento em cadeia nacional de rádio e televisão para apresentar um balanço dos trabalhos legislativos do primeiro semestre do ano e defender a importância do Congresso Nacional para a democracia brasileira. Em seu balanço, o presidente da Câmara destacou que, ao longo dos últimos meses, foram votados diversos projetos que fizeram o Brasil avançar nos campos social, econômico e institucional. “Isto só aconteceu porque contamos com a colaboração dos líderes partidários e de todos os deputados. Foi um paciente trabalho de diálogo interno, de interação com a sociedade, com reflexos positivos na vida dos brasileiros”, afirmou. A decisão mais importante da atual legislatura, segundo Alves, foi a aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que obriga o governo federal a destinar 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação.

Política

Embora tenha sido levada a ceder em aspectos que antes considerara fora de cogitação, como a troca de comando no Ministério dos Transportes, o saldo do periodo das convenções, que se encerra na segunda-feira, 30, é favorável à candidatura da presidente Dilma Rousseff à reeleição. Adesões garantem a Dilma quase metade do tempo de TV. Com relação a sucessão estadual, o governador Cid Gomes abandonou o repouso e passou todo o dia de ontem em articulação política com correligionários, na busca da consolidação da aliança em apoio ao seu candidato ao Governo do Estado, ainda desconhecido. Novidade apenas com  Adesão do PRB e SD. O  PPS recua  e  só fecha com o Governo se não houver petista disputando cargo majoritário, como prega a direção nacional. O PCdoB, também da base aliada, defende que o grupo de Cid apoie a reeleição do senador Inácio Arruda. O secretário estadual da Saúde, Ciro Gomes, adiantou que o candidato que a coligação vai apoiar ao Senado deve mesmo ser indicado pelo PT. Como dizem os  analistas, a  politica é mesmo um  verdadeiro jogo de xadrez.Fica incontrolável quando vira um balcão só de interesses pessoais.

As decisões do STF

Por nove votos a um, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou ontem, às vésperas do recesso do Judiciário, que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu possa trabalhar fora do Complexo Penitenciário da Papuda, onde cumpre pena. Com aval da mais alta Corte do país, o principal personagem do escândalo do mensalão passará a cumprir expediente no escritório de advocacia do criminalista José Gerardo Grossi, em Brasília, onde receberá 2.100 reais mensais.  –Em outro processo, o  Supremo Tribunal Federal (STF) negou a concessão de prisão domiciliar para o ex-presidente do PT José Genoino. O ministro relator do pedido, Luís Roberto Barroso, votou contra a solicitação do petista para ser transferido do regime semiaberto para prisão domiciliar, devido ao estado de saúde dele.

Planos de Saúde

Planos de saúde serão obrigados a substituir médicos, hospitais e laboratórios que deixaram de atender pelo convênio. A mudança terá de ser comunicada para usuários com pelo menos 30 dias de antecedência. A lei com as novas regras foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff e publicada, ontem, no Diário Oficial da União.O texto determina também a existência de um contrato entre operadoras, médicos, clínicas ou hospitais credenciados e reajuste periódico para profissionais, uma antiga reivindicação da classe. As mudanças começam a valer dentro de seis meses.

A torcida na Arena Castelão

Os quatro primeiros jogos da primeira fase da Copa do Mundo na Arena Castelão recebeu exatos 237.737 torcedores, uma média de 59.435 torcedores por partida. Os números são da Fifa e do Ministério do Esporte. 70,25% do público que foi ao estádio são turistas, e 39,75% estrangeiros. Além dos quatro jogos da primeira fase, a Capital cearense vai receber mais duas partidas, uma pelas oitavas de final, no dia 29 de junho, e outra pelas quartas, no dia 4 de julho.

Copa do mundo

O futuro do jogador uruguaio Luis Suárez será definido hoje. Suárez está sendo investigado pela Fifa pela mordida que deu em Chiellini, na partida em que o Uruguai venceu a Itália por 1 a 0 e garantiu vaga às oitavas de final. A Fifa pode puni-lo com uma suspensão superior a três jogos, que o tiraria de toda a Copa do Mundo. Logo mais serão conhecidos os novos classificados para a próxima fase; Grupo G, Estados Unidos x Alemanha- e Portugal enfrentará  Gana- as 13 horas. Pelo  grupo H, ás 17 horas,  Argélia x Russas e Coreia do Sul x Bélgica.

Economia

As taxas de juros cobradas das pessoas físicas voltaram a subir em maio e atingiram o maior patamar desde julho de 2011. De acordo com dados do Banco Central (BC), a taxa média correspondeu a 42,5% no mês passado, ante 42% em abril, considerando apenas as concessões com recursos de livre aplicação pelos bancos. Para as empresas, o juro das operações com recursos livres mostrou alta mais modesta, saindo de 22,9% para 23%. O juro médio total com esses recursos, considerando  pessoas físicas e jurídicas, passou de 31,7% para 32%, maior patamar desde fevereiro de 2012.

Novos inspetores

Capital e Interior do Estado terão em breve novos agentes de Polícia Civil atuando nas unidades. Serão empossados na manhã de hoje 362 inspetores de 1ª classe da Polícia Civil aprovados no Curso de Formação Profissional da Corporação. A solenidade acontece às 9h no Centro de Eventos do Ceará, com a presença do governador Cid Gomes. Os novos inspetores irão reforçar o quadro efetivo da Corporação nas diversas delegacias do Estado.

E nós?

Comenta-se que o projeto do aeroporto regional de Sobral entrou na pauta da Secretaria da Aviação Civil, em Brasília. Ao custo de R$ 45 milhões e com pista de 2 mil metros de extensão.E nós como estamos nesta área?

Rumo ao Hexa

A Copa do mundo tirou o brilho de algumas festas juninas. Escolas e repartições  preferiram entrar no ritmo da copa. Algumas exceções.

*Silvani é bancário e radialista