AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Câmara conclui votação, e teto de gastos vai ao Senado

Published

on

Depois de mais de sete horas de discussão e obstrução da oposição, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 25, em segundo turno, o texto principal da proposta de emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos à correção da inflação do ano anterior. Sem atingir a votação de 370, foram 359 votos a favor, 116 contrários e duas abstenções. Seis destaques ao texto apresentados pela oposição ainda precisam ser votados. O Projeto vai agora vai ao senado e o Planalto já se articula para garantir aval dos senadores a primeira análise está prevista para o dia 29. As regras da PEC para as despesas com saúde e educação continuaram a ser o principal alvo de críticas de parlamentares da oposição. Na bancada cera 10 votam a favor 7 contra. Ausentes da votação estavam os deputados Cabo Sabino (PR), Genecias Noronha (SD) e Moroni Torgan (DEM), este candidato a vice do prefeito de Fortaleza.

Crise entre Renan e STF tem desfecho adiado

A presidente do STF, Cármen Lúcia, reagiu aos ataques do presidente do Senado, Renan Calheiros, à operação da PF, autorizada pela Justiça, que prendeu policiais legislativos. Cármen Lúcia disse ser “inadmissível” que um juiz seja “diminuído”, em referência à declaração de Renan, que chamara de “juizeco” o magistrado que autorizou a ação. Uma reunião para aparar as arestas chegou a ser articulada, mas a ministra do STF se recusou e Renan manteve o tom das críticas. Para um analista, à flor da pele, o Corporativismo está presente nos dois lados da disputa. Quando os fatos criam pernas, as pessoas entram em pânico e perdem a cabeça. É o caso de Renan, afirmou outro.

Ex-executivo da Odebrecht passa a implicar Lula

Executivo da Odebrecht mais próximo do ex-presidente Lula, Alexandrino Alencar refez a delação que negocia com a Lava Jato. Com a primeira proposta rejeitada, passou a entregar dados sobre a reforma do sítio em Atibaia (SP) e viagens com o petista. A defesa de Lula nega ilegalidades. O ex-presidente Lula rebateu nesta terça-feira (25), em vídeo publicado em sua página no Facebook, as acusações de que teria recebido R$ 8 milhões em propina da empreiteira Odebrecht.

Debate sobre a vaquejada

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, propôs que seja discutida a proposta de regulamentação dos esportes que envolvam cavalos e bois, como a vaquejada. “Vamos avaliar, com o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, como podemos permitir que haja a manifestação cultural, o esporte, a geração de empregos e a proteção dos animais”, disse o ministro em nota distribuída por sua assessoria. “Em busca de uma proposta de lei para regulamentar a questão, quase 3 mil vaqueiros e cavaleiros vieram a Brasília nesta terça, procedentes principalmente de Estados nordestinos, para participar de uma manifestação na Esplanada dos Ministérios. Eles temem que a decisão do STF de proibir a vaquejada no Ceará possa servir de referência para o restante do País”, disse o Ministério.

Outro olhar

A presidente do STF, Cármen Lúcia, sobre decisão que declarou inconstitucional a lei da vaquejada no Ceará, disse que, ao ler os autos, não observou problemas na prática. Mas assistindo a vários vídeos dessa manifestação, constatou violência contra animais.

Consumo de álcool tem se igualado entre mulheres e homens

O consumo de bebidas alcoólicas tem se equiparado entre mulheres e homens, de acordo com um estudo publicado no periódico BMJ Open. Mais observada entre jovens adultos, a tendência pode levar a problemas de saúde, alertaram os pesquisadores.

Raiva humana

O primeiro caso de raiva humana no Ceará, após quatro anos sem registro da doença, foi confirmado pela Secretaria da Saúde do Estado. O paciente é um agricultor de 37 anos, que foi mordido por um morcego no município de Iracema e depois internado no Hospital São José de Doenças Infecciosas, em Fortaleza. O último caso de raiva humana no Estado havia sido registrado em 2012, transmitido por um som, na região de Jati. Agora, o resultado laboratorial do Instituto Pasteur deu positivo para o vírus da doença que circula em morcegos hematófagos. De 2012 até setembro de 2016, a Sesa registrou 151.089 casos de agressões desses animais contra humanos.

Arrocho

Final de ano chegando e o comércio não sinaliza para muitas contratações temporárias para o Natal. Afirma um empresário local, atribuindo ao momento de crise que o país enfrenta. No entanto com otimismo, espera que com o incremento do 13º possa alavancar a nossa economia.

Herança dos municípios

Dados da Confederação Nacional dos Municípios mostram que 2.242 municípios brasileiros gastam mais do que arrecadam. Por isso estão reprovados e devem transferir herança maldita para os novos eleitos. Estes por sua vez, procuram montar equipe e mostrar que estão prontos para os desafios.

Sucessão na câmara

Assunto é o que não falta na área politica local. A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Iguatu ainda não começou oficialmente, mas nos bastidores já se discute quais serão as eventuais opções para a eleição de 2017. Como nada mudou em relação ao subsidio dos vereadores e seguem através das manifestações, a sucessão deve tomar corpo neste final de ano. De maneira silenciosa, pelo controle do poder, o atual presidente Rubenildo Cadeira (PRB), Mário Rodrigues (PDT) e Marconi Filho (Pros), devem continuar na disputa pela presidência da Casa.

PT nas urnas

Há petistas creditando à cúpula do partido o fracasso eleitoral no município e deve ser avaliado. Com 14 candidatos na disputa para a câmara não consegui eleger ninguém e teve como mais votado, o candidato estreante Jan Messias com 616 votos. Com relação aos vereadores que deixaram o partido, Rômulo Fernandes, e Marconi filho, agora no Pros, Marconi conseguiu reeleger-se.

ASSUNTOSNET: Quarta-feira, 26 de Outubro 2016. Coluna de responsabilidade do radialista com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile