Regional
Artista plástico de Quixelô ganha prêmio de reconhecimento nacional
A 14ª edição da Bienal Naïfs do Brasil, promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Piracicaba, em São Paulo, expôs mais de 200 trabalhos entre eles, quatro obras de dois artistas plásticos de Quixelô, Ruy Relbquy e Arivânio Alves.
Arivânio teve a obra “Cida e a cachorrinha Branca’, premiada na categoria “Incentivo”.
A mostra é composta por bordados, desenhos, esculturas, gravuras, pinturas, vídeos, entre outras técnicas, produzidas por 120 artistas, sendo 107 selecionados e 14 convidados, de 21 estados do país, de acordo com o Sesc a Bienal se reafirma como maior evento de arte naïf do país.
O evento foi realizado sob a temática “Daquilo que Escapa”, com curadoria de Armando Queiroz, Juliana Okuda e Ricardo Resende
O evento destaca peças que simbolizam não apenas a infinidade de relações do homem com a fauna, a flora, com o sagrado e o religioso, mas também o caráter transgressor e insubordinado do artista naïf, sua visão crítica, engajamento e resistência.
Entre os 107 selecionados, quatro artistas receberam o prêmio “Destaque-Aquisição”, quando os trabalhos passam a integrar o acervo Sesc de Arte Brasileira. Cinco foram premiados na categoria “Incentivo”, além de quatro“Menções Especiais”.
Para Arivânio Alves, artista plástico que foi selecionado na categoria incentivo, a premiação representa nove anos de trabalho, desde de 2009 quando começou seus primeiros desenhos. “Vejo essa premiação como o reconhecimento do meu trabalho, dos anos de luta, quando ninguém via,o meu desenho como arte”, disse. “Agora ser reconhecido na maior exposição da minha categoria no meu país, é maravilhoso”.
Em 2016, o artista recebeu o prêmio ‘Menção Especial’ com a tela “As adventistas”.
Criada em 1992, na unidade de Piracicaba, a Bienal tem como intuito privilegiar a produção de artistas que revelam características da arte ingênua, espontânea, instintiva, popular, naïf ou naïve, concebidas, em sua maioria, de forma autodidata.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

