Conecte-se conosco

Artigo

ARTIGO – Por que o censo de Quirino não é um mero detalhe?

Publicado

on

Jaquelini de Souza
Doutora em Teologia
Liderança Leiga Luterana em Iguatu

Estimada comunidade, boa noite!

Hoje (19) é dia de acender a quarta vela do Advento, onde lembramos que este Príncipe da Paz, está em nosso meio porque nos amou. E nesta estação do advento, lembramos da viagem que José e Maria fizeram para o nascimento de Jesus, cerca de 156km entre Nazaré na Galileia e Belém na Judeia.
Essa viagem foi forçada devido a ordem imperial de um censo, mas também foi para se cumprir as profecias, principalmente a de Miquéias 5, onde prediz o nascimento do Messias em Belém. Pois todos deveriam se recensear em suas cidades de origem. Geralmente desprezamos o que este censo tem a nos ensinar, e é sobre isto que pretendo aprender junto com vocês.
A história é narrada em Lucas 2: 1-5, onde o evangelista grego, que não conheceu Jesus e que se utilizou de técnicas da antiga historiografia grega para escrever seus livros, que hoje compõe nosso cânon, já começa nos contextualizando sobre onde e quando a história aconteceu: “Naqueles dias César Augusto publicou um decreto ordenando o recenseamento de todo o império romano. 2 Este foi o primeiro recenseamento feito quando Quirino era governador da Síria. 3 E todos iam para a sua cidade natal, a fim de alistar-se.”
Não há registros de censos globais, ou seja, que envolvesse todo o território do Império Romano, durante o governo de Augusto, claramente Lucas transfere um evento local, como se fosse global. O fato é que o censo de Quirino aconteceu, e chamou muita atenção do povo, principalmente por recenseamentos serem proibidos pela lei judaica.
Censos na Antiguidade tinham função completamente diferente da de hoje, não eram para o Estado compreender melhor a situação de seu povo e assim promover melhores políticas públicas. Censos tinham função bélica, contar o povo, para saber a quantidade de guerreiros.
Enumerar o povo, portanto, no caso de Israel, atestaria desconfiança em Deus, que várias vezes provou que seu povo vence não por sua própria força, mas pelo poder de Deus. Como é o caso do cerco de Jericó, as vitórias de Gideão e de Davi sobre Golias. E mesmo este Davi, que vira o poder de Deus, desconfiou, mandou fazer um censo, e pagou caro, com um castigo divino que ceifou a vida de 70 mil homens. (1 Crônicas 21)
Flávio Josefo registra que o censo de Quirino, causou revolta no povo, que liderados, por um galileu, um galileu! De nome Judas, fizeram uma revolta armada, contra o censo, pois consideravam, que o objetivo de Roma, era contar o povo para saber o número de escravos que poderia ter entre os judeus. Josefo também diz que foi Judas, o fundador da seita dos zelotes, nacionalistas que acreditavam na luta armada para expulsar os romanos.
Gamalieu, em seu famoso discurso no Sinédrio (Atos 5), sobre o surgimento da nova “seita”, ou seja, o cristianismo, classificou Judas, o Galileu, como um dos vários “candidatos a messias”, que apareciam naqueles tempos: “35 e disse-lhes: Varões israelitas, acautelai-vos a respeito do que haveis de fazer a estes homens. 36 Porque, antes destes dias, levantou-se Teudas, dizendo ser alguém; a este se ajuntou o número de uns quatrocentos homens; o qual foi morto, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos e reduzidos a nada. 37 Depois deste, levantou-se Judas, o galileu, nos dias do alistamento, e levou muito povo após si; mas também este pereceu, e todos os que lhe deram ouvidos foram dispersos. 38 E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará.
O censo não é um mero detalhe, ele aponta para o caráter do verdadeiro messias. O rei dos reis eterno, se subjugou às leis de um rei mortal. Este Messias não era um homem poderoso, com sua espada na mão lutando contra a injustiça, mas um feto, prestes a nascer, indefeso, sofrendo a injustiça.
O eterno no finito, o poder na fragilidade, que nunca poderemos entender, mas aceitamos por fé. O Espírito Santo, ao iluminar Lucas que registrasse o censo em seu evangelho, nos quis ensinar que, antes mesmo de nascer, Jesus era o galileu correto a seguir: o príncipe da paz que nasceu no meio de nós. E se Ele está no meio de nós, devemos estar com Ele no meio do povo espalhando seu Reino de justiça e amor.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias14 horas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

Noticias16 horas atrás

Homem morre atropelado por carreta em Iguatu

Noticias17 horas atrás

Homem morre vítima de choque elétrico em Jucás

Noticias17 horas atrás

Idosa de 86 anos foi resgatada em área isolada de Acopiara/CE

Noticias17 horas atrás

Mais de 136 mil eleitores no Ceará correm o risco de ter o título de eleitor cancelado

Videos18 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/04/2025 – Compra de votos torna inelegíveis Ednaldo Lavor, Bandeira Jr e Rafael Gadelha

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Justiça Eleitoral de Iguatu declara inelegíveis Rafael Francelino, Antônio Bandeira Junior e Ednaldo de Lavor por abuso de poder em 2024

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias4 dias atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo4 dias atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias4 dias atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias5 dias atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias5 dias atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará5 dias atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

Mundo5 dias atrás

Donald Trump anuncia tarifa de 10% sobre todos os produtos brasileiros

Ceará5 dias atrás

Mulheres representam a maioria da população, no estado do Ceará

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025

Noticias6 dias atrás

Espetáculo Gólgota, encenado pelo Grupo Populart, celebra 32 anos em 2025

Noticias6 dias atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias6 dias atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias6 dias atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará1 semana atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará1 semana atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias1 semana atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.