Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Tecnologia

Apps estimulam estudo de idiomas

[caption id="attachment_3298" align="alignleft" width="500"]Professor de inglês, Roberto Costa (Foto:Reprodução)[/caption]Ferramentas online e aplicativos para celulares tornam fácil e prático aprender uma língua estrangeira.

Publicado

on

Professor de inglês, Roberto Costa (Foto:Reprodução)

Ferramentas online e aplicativos para celulares tornam fácil e prático aprender uma língua estrangeira.

 

Com livros eletrônicos de conteúdo interativo, sites em vários idiomas, vídeo-aulas online, tablets, smartphones, aplicativos móveis de tradução e outras ferramentas à disposição, aprender uma língua estrangeira hoje é, com certeza, uma tarefa mais fácil do que há 20 anos, quando a internet ainda não estava presente nos lares nem nas salas de aula. Mas, atualmente, mesmo com os avanços tecnológicos a favor do processo de ensino-aprendizagem, muito professores de idiomas ainda não estão incluídos tecnologicamente nem como usuários nem como facilitadores do acesso a esses recursos para seus alunos.

O professor Roberto Costa utiliza desde recursos como a lousa digital até aplicativos de redes sociais e de comunicação instantânea para trazer a prática da língua inglesa para o dia a dia dos alunos, mesmo fora da sala de aula.

O professor de inglês Roberto Costa, de 37 anos, arrisca dizer que 90% dos profissionais da área de ensino de idiomas ainda estão à margem da tecnologia. “Ainda não estão no século XXI”, diz. Para tentar aproximar os colegas do mundo digital, ele idealizou o evento “iTeach”, que será realizado na próxima sexta-feira, em Fortaleza, com oficinas (ou “workshops”, como diriam os amantes da língua inglesa) sobre o papel do professor de inglês neste novo século.

Costa comenta que, enquanto os alunos hoje são “nativos digitais”, a maioria dos professores ainda nem têm um e-mail. Enquanto para estes o único recurso audiovisual é sua própria voz e o giz na lousa, há para os iniciados no mundo digital as lousas interativas conectadas à internet, livros eletrônicos e plataformas de ensino baseadas na nuvem.

Hoje, com as plataformas digitais, há tecnologia que permite ao professor saber quanto tempo o aluno dedicou a um determinado texto ou tarefa, se ele completou a leitura de um livro digital ou se parou no meio. Tirar dúvidas com professores online ou com outros alunos também são vantagens da tecnologia.

Mesmo para os docentes de instituições que não contam com uma estrutura que exige alto investimento em tecnologia – como as lousas digitais -, há muitos recursos disponíveis que são acessíveis. Sites como o YouTube oferecem conteúdo gratuito a qualquer usuário – e podem muito bem serem aproveitados em sala de aula. “O YouTube é uma ferramenta essencial. Na verdade, é uma grande escola”, comenta Roberto Costa.

O professor utiliza também com seus alunos o aplicativos móveis de comunicação instantânea WhatsApp e Viber (disponíveis para smartphones) e da rede de compartilhamento de fotos Instagram. Com esses aplicativos, Costa cria grupos de comunicação em inglês, o que traz a prática do idioma para o dia a dia dos estudantes. “Isso aumenta a proximidade com o aluno e a aula se torna mais interessante”, relata o docente.

Além dos softwares comunicadores, os usuários de tablets e smartphones podem encontrar uma variedade de aplicativos voltados para que deseja aprender uma língua estrangeira. Um dos melhores é o Duolingo. Gratuito, na forma de site ou em aplicativo para iPhone, ele oferece uma plataforma interativa para que o usuário estude o idioma do nível mais básico ao mais avançado. A metodologia funciona através de tarefas que envolvem traduzir termos básicos, entender a pronúncia de palavras, escrever e pronunciar palavras e frases (a ferramenta capta a voz do usuário através do microfone da webcam ou do dispositivo móvel). Além de inglês para brasileiros, o Duolingo oferece aulas de espanhol, francês, alemão e italiano para quem sabe inglês.

Outra opções de aplicativos são o LinguaLeo (exercícios de aprendizagem), 50 Línguas (exercícios básicos de 50 idiomas), Bussu (que traz uma comunidade online para estudo de idiomas), Mindsnacks (usa jogos para ajudar a memorizar palavras) e o Google Tradutor (que além de traduzir frases inteiras ainda apresenta a pronúncia correta das palavras).

Para o professor Roberto Costa, a tecnologia e aplicações como essas jamais irão substituir o professor, mas servem como ferramenta para serem usadas por eles. “Aprender um idioma é uma aquisição de hábito”, diz o professor, lembrando que a fluência só vem com a prática no contato com outras pessoas.

Para Luis Von Ahn, professor da Universidade Carnegie Mellon (EUA) e criador do Duolingo, o meio virtual permite mais mensuração da qualidade da educação. “É mais fácil avaliar o desempenho individual pelo meio eletrônico do que era 20 anos atrás, quando tínhamos apenas um professor em uma sala com 20 alunos”, argumenta.

Mais informações

O evento “iTeach” será realizado na próxima sexta-feira, dia 24, no Teatro do Ibeu-CE (Rua Nogueira Acioly, 891 – Fortateza). Contato: (85) 4006-9999 ou 9954-1854.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias1 hora atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu2 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias4 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias4 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo4 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo4 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Noticias4 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo4 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará4 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará7 dias atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias7 dias atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 05/05/2025 – Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Ceará1 semana atrás

Empresa canadense adquire projetos para explorar metais preciosos no interior do Ceará

Entretenimento1 semana atrás

Depois de um show histórico que reuniu cerca de 2,1 milhões de pessoas, Lady Gaga agradece fãs brasileiros

Ceará1 semana atrás

Periquito cara-suja, espécie nativa do Ceará e ameaçada de extinção, voltou a se reproduzir após mais de um século

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 05/05/2025

Iguatu1 semana atrás

Presidenta do SPUMI denuncia nomeação irregular e desvio de função na Assistência Social de Iguatu

Iguatu1 semana atrás

Justiça Determina Que Prefeitura de Iguatu Encerre Contratos Temporários e Comprove Situação Funcional

Iguatu1 semana atrás

Justiça anula contratos da saúde em Iguatu e obriga realização de concurso público

Videos1 semana atrás

Ciclo Sesc 2025 reúne ciclistas de todas as idades em Iguatu

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/05/2025 – Acordo descumprido! A realidade por trás do discurso.

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/05/2025

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias2 semanas atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias2 semanas atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu2 semanas atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.