Conecte-se conosco

Política

Após reforma, pautas econômicas seguem no radar do Congresso

Publicado

on

Encerrada a votação da reforma da Previdência no Congresso Nacional, o assunto ainda deve prevalecer no Senado com a PEC paralela que traz pontos polêmicos relacionados ao sistema previdenciário, como a inclusão de estados e municípios nas novas regras, uma vez que eles não constam na proposta principal.

O relatório da proposta foi apresentado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na última quarta-feira (23), pelo senador Tasso Jereissati (PSDB). Após leitura do texto, a presidente da CCJ, senadora Simone Tebet (MDB-TO) concedeu vista coletiva por 15 dias. A previsão é de que o texto seja votado na comissão no dia 6 de novembro.

Tasso propõe na PEC paralela um aumento de receitas para compensar parte das perdas referentes às concessões feitas pelos parlamentares no texto principal. Entre elas, está o fim da isenção de contribuições do setor exportador, sobretudo do agronegócio e de empresas incluídas no Simples. Em dez anos, as medidas podem render R$ 155 milhões aos cofres públicos.

Em busca de equilíbrio fiscal, a equipe econômica do Governo Bolsonaro pretende, ainda, mandar um pacote de medidas ao Congresso nesta semana para aliviar as contas. Ontem, nos Emirados Árabes, o presidente Jair Bolsonaro voltou a defender que a reforma administrativa deve ser a prioridade do Governo no Congresso após a aprovação da reforma previdenciária.

Ele reafirmou que quer mudar regras de contratação de novos servidores, mas garantiu que não haverá alteração das garantias de estabilidade dos atuais funcionários. “Conversamos com o (presidente da Câmara) Rodrigo Maia (DEM-RJ), com o (presidente do Senado) Davi Alcolumbre (DEM-AP). Acredito que a reforma administrativa seja a melhor para o momento. Existe uma proposta já adiantada na Câmara”, disse.

O Pacto Federativo é outra proposta do Governo que tem sido aguardada por estados e municípios, mas parece estar atrelada a outras pautas, como a reforma tributária, que até o momento não tem um texto único definido.

Tempo

Faltando menos de dois meses para o encerramento do ano legislativo, o tempo curto pode comprometer os trabalhos do que deve ser prioritário para o Governo ainda neste ano, segundo analistas políticos. A Lei Orçamentária Anual 2020 também precisa ser elaborada e votada antes do recesso parlamentar.

“O Congresso tem uma agenda muito curta, eles consumiram quase que o ano inteiro para fazer a aprovação da reforma da previdência, e como é um assunto que demanda uma forte articulação e um envolvimento de todos os autores políticos pode ser que os últimos meses do ano não sejam suficientes para votar o novo pacto federativo brasileiro”, avalia o cientista político Alexandre Bandeira.

Na opinião do analista político Leonardo Volpatti, estados e municípios vão ter que esperar para o ano que vem a votação do Pacto Federativo. Ele alega que há uma “desarticulação” no Governo e uma crise partidária que pode comprometer a votação ainda neste ano. “Dificilmente, neste exato momento, o Congresso conseguiria aprovar uma matéria nessa magnitude”.

Três PECs devem chegar ao Senado

O Executivo enviará ao Senado nesta semana três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) com objetivo de alterar a regra de ouro, definir medidas de controle fiscal para os estados e promover uma ampla revisão dos fundos constitucionais e infraconstitucionais.

O líder do Governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), informou que as propostas devem ser apresentadas nesta terça-feira (29) pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no Senado.

A ideia é estabelecer gatilhos que elevem o controle fiscal, com o objetivo de conter o avanço de gastos obrigatórios, principalmente com funcionalismo e benefícios sociais. Por exemplo, poderá ser considerado um gatilho quando a relação entre despesa e receita corrente atingir um percentual pré-definido, como 90%. A redução de gastos com funcionários públicos poderá estar na lista de medidas.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Colunas11 minutos atrás

Artigo: Mataram o Iguatu

Iguatu15 horas atrás

Presidente do TJCE nega liminar e Município não consegue parcelar dívida

Iguatu18 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 10/01/2025

Iguatu19 horas atrás

Iguatu clama por justiça: A dor e o desrespeito vividos pelos servidores públicos

Iguatu19 horas atrás

Danilo Forte e Roberto Filho se reúnem com o presidente do TJCE para buscar soluções para Iguatu

Ceará24 horas atrás

Sesa detectou 129 amostras positivas para o metapneumovírus humano (HMPV), no Ceará

Ceará1 dia atrás

Metade do território do Ceará, deve receber chuvas nesta sexta-feira (10)

AssuntosNet1 dia atrás

COLUNA: AssuntosNet

Iguatu1 dia atrás

Moradores da Chapadinha estão há 3 dias sem água

Iguatu1 dia atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 10/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 09/01/2025

Iguatu2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/01/2025

Noticias2 dias atrás

Tábua caiu sobre a região do pescoço de criança, e causa sua morte

Ceará2 dias atrás

Água potável de Jericoacoara contém níveis de nitrato até 11 vezes superiores ao recomendado

Economia2 dias atrás

Novas regras do Pix afetam especialmente os trabalhadores informais

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 08/01/2025

Iguatu4 dias atrás

TJCE declara inconstitucionais dispositivos da Lei Orgânica de Iguatu que efetivaram os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) 

Iguatu4 dias atrás

TCE-CE exclui ex-prefeito interino de Iguatu de processo

Iguatu4 dias atrás

Vereador Denuncia Inconstitucionalidade em Projeto de Lei que Autoriza Contratações Temporárias na Saúde de Iguatu

Noticias4 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 07/01/2025

Iguatu4 dias atrás

Homem é preso por posse ilegal de arma de fogo em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Veículo é tomado de assalto em Iguatu

Iguatu4 dias atrás

Servidores em greve interditam ruas de Iguatu em ato de protesto

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Ednaldo Lavor pode ter bens bloqueados e perder seu fusca? – Sim!

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/01/2025

Noticias5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 06/01/2025

Acopiara5 dias atrás

A Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Iguatu: Um Marco na Nova Legislatura

Iguatu5 dias atrás

Polícia prende suspeito com drogas e munições em Iguatu

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Segunda sem salários e sem perpectiva!

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.