Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Regional

Após 141 dias, greve da Uece atrasa ainda mais calendário letivo

Publicado

on

Três turmas, dos semestres 2016.1, 2016.2 e 2017.1, poderão ter de passar por adaptações no calendário para cursarem as cadeiras ainda do primeiro semestre. Professores pedem 10,67% de reajuste, além de outras reivindicações.

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) completou 141 dias de greve, nesta terça-feira, 20, sem acordo entre o sindicatos dos professores e Governo do Estado. O funcionamento prejudica ainda mais o calendário letivo, que já estava atrasado devido às últimas paralisações, de outubro de 2013 a janeiro de 2014 e setembro de 2014 a janeiro de 2015.

“Quem entrou no semestre 2016.1 assistiu às aulas durante um mês. Os de 2016.2 fizeram a matrícula e ficaram sem prazo para começarem o semestre. Já abriram edital de 2017.1 sem que o impasse seja resolvido, então já três turmas encalhadas”, enumera o professor e presidente do Sindicato da Uece (Sindiuece), Célio Coutinho.

Além do não cumprimento de acordos negociadas em 2013 com o então governador Cid Gomes (PDT), a categoria cita como motivação para mais esta greve o corte, desde o segundo semestre de 2015, de verbas de custeio – para materiais didáticos e de limpeza.

“A consequência foi que a Uece ficou com uma dívida de R$ 9 milhões no fechamento deste ano. Tivemos uma reunião hoje (terça-feira, 20) com a equipe técnica da Seplag (Secretaria do Planejamento e Gestão do Governo do Estado). O trabalho técnico está praticamente concluído, e o Governo já tem dados para apresentar uma proposta de reposição salarial”, afirma Célio.

A categoria abaixou o reajuste revindicado de 12,67% para 10,67%, e pede ainda a nomeação de 81 novos professores aprovados no concurso feito em 2015, a liberação da verba para o campus Itapipoca, o Plano de Cargos e a concessão de dedicação exclusiva, dentre outros benefícios.

Os professores informam que estão enviando ofício solicitando audiência com o Governo e, na próxima semana, farão novas assembleias para discutir a greve que afeta mais de 30 professores e universitários.

Atrasos

Com as aulas paralisadas, Stephanie Martins, 19, calcula atraso de dois semestres em seu curso de Ciências Biológicas. “É horrível, e quando as aulas voltam, os professores têm que correr com a disciplina, fazer aulas no sábado. Mesmo assim, não conseguimos ver todo o conteúdo. Teremos recessos quando todos de fora estarão em período de aulas, sem que a gente possa programar viagens, por exemplo”, diz.

O aluno de Medicina Veterinária, Expedito Maia Diógenes, 23, critica a falta de investimentos na infraestrura da Uece. “Somos prejudicados, mas não é só uma birra de professores e universitários. A universidade está sucateada e o governador não faz nada”.

Segundo o professor Fábio Perdigão, presidente da Comissão Executiva do Vestibular (CEV), a perspectiva é que o calendário letivo seja reajustado a partir de 2017. “Pela nossa experiência, a forma de normalizar é diminuindo períodos de recesso e férias, com reposição de aulas”.

O POVO Online procurou o Governo, que informou que responderá em breve.

Aprovados que perderam a matrícula

Candidatos aprovados no vestibular 2016.2 da Uece que tinham perdido período de matrícula, devido à mudança na publicização de datas, tiveram o direito à matrícula garantido por liminar no último dia 30 de agosto. A universidade recorreu e, de acordo com Fábio Perdigão, a decisão judicial não interfere na realização do vestibular 2017.1 ou número de vagas abertas em novo certame.

“O vestibular passado não tem a ver com o novo processo seletivo, se a Justiça mandar abrir novas vagas, nós vamos abrir. A Uece está em greve, mas o vestibular deve seguir o calendário da sociedade, quando os colégios terminam o ano”, frisa.

No vestibular 2016.2, a Uece ofertou 1.821 vagas, mas 868 candidatos classificados não fizeram a matrícula. Por causa dos alunos que perderam a matrícula alegando falha na divulgação das datas, a Uece chegou a anunciar um novo edital com as vagas remanescentes dos classificáveis. A chamada foi cancelada depois da liminar, e, na época, a Uece disse que o impasse não comprometeria o início das aulas, justamente porque a universidade está em greve.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos2 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu2 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas4 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos4 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades5 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia5 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias5 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo5 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu6 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil6 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.