Conecte-se conosco

Ceará

Aplicativo de celular ajudará polícia a identificar crimes no Ceará

Publicado

on

A utilização de ferramenta colaborativa para tornar mais ágil e eficaz o trabalho da polícia. Para cumprir esse objetivo, o Governo do Ceará lançou nesta quinta-feira (28) o aplicativo 190, voltado para smartphones. A novidade abrirá nova porta de acesso do cidadão aos serviços de socorro da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). O lançamento da tecnologia ocorreu no Palácio da Abolição, em cerimônia presidida pelo governador Camilo Santana, e com as presenças do titular da SSPDS, André Costa, do vice-prefeito de Fortaleza, Moroni Torgan, dentre outras autoridades políticas e de Segurança do Estado.

Iniciativa que integra o Pacto por um Ceará Pacífico, o APP 190 funcionará para o registro virtual de ocorrências de roubo e lesão através do celular. O usuário precisa, para acessar ao serviço, ter um aparelho móvel com os sistemas operacionais Android (fazer o download em Google Play) ou IOS (APP Store), com tecnologias 3G, Wi-Fi e GPS, além de aceitar as políticas de privacidade e de segurança da informação.

As ocorrências que poderão ser registradas via APP 190 são aquelas mais recorrentes em ligações para o número de telefone 190: lesão à bala, à faca e a outros; roubo à pessoa, a veículo, a estabelecimento comercial e à residência; disparo de arma de fogo e incêndio à residência, à vegetação e em prédio comercial.

Comodidade e credibilidade

Camilo Santana destaca que o APP 190 amplia a acessibilidade aos serviços de segurança com uma ferramenta rápida e sem burocracia. O governador também expõe que a tecnologia trará mais credibilidade e convicção da Ciops com relação às solicitações feitas pelos usuários.

“Se o fato ocorrer naquele momento, a pessoa pode fazer o registro do cidadão, do veículo, pode gravar, bater uma foto e enviar pelo aplicativo. Imediatamente, ao receber a solicitação, a Ciops já encaminha para a viatura mais próxima ao local onde o fato ocorreu. E o mais importante: a tecnologia evita o trote. São quase 2,5 milhões de trotes para a polícia no Ceará. O dispositivo identifica quem enviou a denúncia do ato criminoso, então a polícia terá mais conhecimento sobre quem procurar em caso de que se confirme uma possível informação falsa”, detalha Camilo.

Todo usuário deverá, ao utilizar pela primeira vez o aplicativo, realizar um cadastro prévio com os dados necessários para abrir uma ocorrência.

Engajamento

Nas redes sociais, vídeos que apontam fatos criminosos ganham muitos compartilhamentos e repercutem para o conhecimento de milhares de pessoas. Com o aplicativo 190, o Governo do Ceará espera que a Segurança Pública do Estado se torne o principal destino destes vídeos e imagens que denunciem os fatos que envolvam violência. O secretário da SSPDS, André Costa, afirma que a população brasileira poderá andar aliada à tecnologia para diminuição dos índices de criminalidade nos municípios cearenses.

“A ocorrência pode ser gerada pela própria vítima ou por terceiro. É importante que a população participe. Presenciando um fato criminoso, você pode ali registrar uma foto, uma filmagem. Vira e mexe, a gente vê alguém postar nas redes sociais algum flagrante de crime. Esperamos que esse cidadão, ao fazer essa foto ou filmagem, possa criar o hábito de enviar para o 190. Certamente isso vai nos dar um retorno satisfatório”, diz.

Desenvolvimento

Secretário-chefe do Gabinete da vice-governadora do Ceará, Fernando Oliveira explica que o APP 190 surgiu a partir de reuniões estratégicas entre Vice-Governadoria e SSPDS, guiadas pela busca de novas formas da população contribuir para a Segurança Pública na identificação de delitos. “Há cerca de um ano, foi surgindo essa ideia do 190 eletrônico. A concepção foi amadurecida em conversas entre as duas pastas do Governo do Ceará, até chegarmos a essa ferramenta, que trará maior rapidez e a diminuição de incidência de trotes”.

Responsável por comandar a execução do projeto, o líder de Tecnologia da Informação (TI) da Vice-Governadoria, Catulo Hansen, reforça que o aplicativo foi todo arquitetado para facilitar o caráter colaborativo, pelo qual o cidadão poderá enviar sem complicações as evidências para a polícia ter ação mais rápida e com mais detalhes do caso.

“Importante destacar que usamos metodologias rápidas, ferramentas open source, e tivemos mão de obra interna. Não foi contratada uma empresa por fora, foi uma equipe do próprio governo que desenvolveu o aplicativo”, ressalta Hansen.

Como usar o APP 190 CEARÁ

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos11 horas atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 04/04/2025

Noticias13 horas atrás

Governo antecipa o pagamento do décimo terceiro salário para aposentados e pensionistas do INSS

Mundo13 horas atrás

Donald Trump, apresentou o ‘gold card’, que oferece cidadania americana pelo valor de US$ 5 milhões

Videos13 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 04/04/2025 – Debate entre Agenor Neto e Marcos Sobreira movimenta a ALECE

Noticias14 horas atrás

Governo amplia faixa de renda para o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Videos18 horas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 04/04/2025

Videos1 dia atrás

Balaio de Gatos – Edição 03/04/2025 – Folha de Pagamento de Iguatu Cresce 34,3% de Janeiro a Março

Noticias2 dias atrás

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em todos os cenários testados para as eleições presidenciais de 2026

Noticias2 dias atrás

Programa “Sua Nota Tem Valor” trará novas premiações a partir de abril

Ceará2 dias atrás

Crédito consignado CLT já atingiu 18.734 contratos no Ceará

Mundo2 dias atrás

Donald Trump anuncia tarifa de 10% sobre todos os produtos brasileiros

Ceará2 dias atrás

Mulheres representam a maioria da população, no estado do Ceará

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 02/04/2025 – Ontem teve Audiência Pública! Serviu para que mesmo?

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 02/04/2025

Noticias3 dias atrás

Espetáculo Gólgota, encenado pelo Grupo Populart, celebra 32 anos em 2025

Noticias3 dias atrás

Mês de março de 2025 apresentou chuvas dentro da média histórica no Ceará

Noticias3 dias atrás

Criminosos incendeiam caixão durante velório no Ceará, carbonizando o corpo

Noticias3 dias atrás

Estudante universitário tem perna amputada após ser atingido por motorista embriagado em Juazeiro do Norte

Ceará4 dias atrás

Ceará deu início, nesta segunda-feira, 31, à campanha de vacinação contra a influenza

Ceará4 dias atrás

Enel Ceará solicitou a antecipação da renovação de concessão por mais 30 anos

Noticias4 dias atrás

ChatGPT ganhou 1 milhão de novos usuários em apenas uma hora após viralizar com seu recurso de geração de imagens

CeLelebridades4 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Caminhei em um jardim de ipês

Noticias5 dias atrás

Justiça Eleitoral declara inelegibilidade de candidato iguatuense acusado de negociar apoio com traficante

Economia5 dias atrás

MEIs precisam cumprir uma nova exigência para a emissão de nota fiscal

Ceará5 dias atrás

Ceará apresenta tendência a extremos de temperatura nas regiões do Cariri, Jaguaribana e litoral

Noticias5 dias atrás

Várzea Alegre: Dois homens atropelaram uma adolescente enquanto faziam manobras perigosas em moto

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025

Iguatu1 semana atrás

Ministério Público de Iguatu investiga contratação sem licitação de empresa de limpeza urbana e Ecolix solicita audiência urgente

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.