Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Economia

Aperto no bolso: Os três itens que puxaram a inflação no último mês

Publicado

on

Para muitos brasileiros, está cada vez mais difícil fazer o salário chegar ao fim do mês. A inflação de outubro medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,82%, segundo o IBGE. Em setembro, a taxa foi de 0,54% e, no mesmo período do ano passado, de 0,42%.

No acumulado do ano, a elevação de preços já é de 8,52%, a maior taxa para o período de janeiro a outubro desde 1996 (quando ficou em 8,70%).

A esta altura, já está claro que a alta de preços não vai ficar dentro da meta definida pelo Banco Central, de 4,5% com tolerância de dois pontos percentuais para cima e para baixo.

Mas o que fez a inflação acelerar em um momento em que o consumo está em retração?

Ao menos em outubro a resposta parece estar ligada a reajustes autorizados pela Petrobras para os combustíveis e o gás de cozinha. Abaixo, confira os três itens que puxaram a alta de preços do mês passado:

1. Transporte

Principalmente em função da alta da gasolina, o item “Transporte” teve uma elevação de preços de expressivo 1,72% em outubro e contribuiu com 0,31 ponto percentual dos 0,82% do IPCA do mês.

O reajuste dos combustíveis foi autorizado pela Petrobras no dia 29 de setembro. A última alta nas refinarias havia sido em novembro e, em janeiro, também houve uma elevação dos impostos sobre os combustíveis.

Como resultado dessa nova alta, a gasolina ficou em média 5,05% mais cara em outubro, segundo o IBGE. E, no ano, a alta acumulada do produto já é de 17,93%.
O etanol aumentou ainda mais no mês passado – 12,29% – embora sua contribuição seja menor para o índice cheio.

2. Alimentação e bebidas
O item “Alimentação e Bebidas” foi o segundo que mais subiu e mais puxou a inflação do mês. A alta foi de 0,77% em outubro, contribuindo com 0,19 ponto percentual para o índice cheio.

Comer fora de casa ficou em média 0,93% mais caro em outubro, sendo que donos de restaurantes costumam citar sua pressão de custos em insumos como energia e gás como uma das causas dos reajustes.

Para as compras do mercado a alta foi de 0,68%. Entre as maiores elevações do mês estão o frango inteiro (5,98%) o açúcar cristal (4,43%) o alho (4,12%) e a cerveja (4,06%). No ano, o alho (41,8%) e as carnes (17,1%) acumulam as maiores altas.

Segundo analistas, o fato de alimentos serem produtos “exportáveis” faz com que seus preços tendam a subir quando o dólar se valoriza.

A lógica seria que, como os exportadores ganham mais vendendo seus produtos para fora, em geral acabam cobrando um preço mais elevado para mantê-los no mercado interno.

3. Habitação
O item “Habitação” subiu 0,75% contribuindo com 0,12 ponto percentual para o IPCA cheio de outubro. Isso ocorreu em grande parte em função do reajuste de 15% do gás de cozinha, autorizado pela Petrobras em agosto.

Foi o primeiro aumento do preço do produto desde dezembro de 2002.

Como resultado, o botijão de gás – que já tinha subido 12,98% em setembro – ficou 3,27% mais caro no mês passado segundo o IBGE.

Outro vilão da inflação neste grupo foi a energia elétrica, que subiu 0,87% em outubro, refletindo reajustes promovidos por concessionárias em lugares como São Paulo e Goiânia.

Fonte: BBC

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias3 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias3 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias3 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu4 dias atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias4 dias atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias4 dias atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas5 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias5 dias atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

Noticias5 dias atrás

Duas mortes por ‘Fungo Negro’ foram registradas no interior do Ceará

Noticias5 dias atrás

Mulher de 32 anos sofre queda de cinco metros em uma cachoeira na Serra da Ibiapaba

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 22/04/2025

Videos5 dias atrás

Comunidade Católica de Iguatu lamenta falecimento do Papa Francisco

CeLelebridades6 dias atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Economia6 dias atrás

Cultivo de algodão volta a ganhar força na economia regional

Noticias6 dias atrás

No Ceará, somente no primeiro trimestre de 2025, foram registradas 6.189 denúncias de violência contra mulheres

Mundo6 dias atrás

Em testamento, Papa Francisco pede túmulo simples, sem decoração especial

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 22/04/2025

Iguatu7 dias atrás

Sete cardeais brasileiros estão entre os possíveis eleitores do novo papa

Iguatu7 dias atrás

Como é o funeral de um Papa: rituais, tradição e despedida solene

Brasil7 dias atrás

LUTO NA IGREJA CATÓLICA: MORRE O PAPA FRANCISCO AOS 88 ANOS

Noticias2 semanas atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.