Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Ampliação de políticas infantis esbarra na falta de diagnósticos

Publicado

on

Programa Cresça com seu filho/Criança Feliz, da Prefeitura de Fortaleza, quer ampliar a assistência social, educacional e de saúde à primeira infância, mas a falta de indicadores precisos sobre necessidades é obstáculo.

Tentar impedir as quedas dos primeiros passos, contar histórias para dormir, conversar sobre o desenho na TV e abraçar a cada minuto como se estivesse há dias sem ver. Essas podem ser atitudes comuns para pais e mães – mas muitos deles, seja por fatores sociais ou econômicos, precisam de estímulo para fortalecer os vínculos com as crianças. Essa é a ideia do Programa “Cresça com seu filho/Criança Feliz”, que a Prefeitura de Fortaleza pretende ampliar, até 2020 – objetivo que requer diagnósticos mais precisos sobre que áreas da cidade estão mais vulneráveis.

Atualmente, o programa, lançado em 2014, acompanha 2 mil crianças, e a meta é que sejam 7 mil até dezembro deste ano, de acordo com o prefeito Roberto Cláudio. Para isso, na manhã de ontem, a gestão municipal firmou parcerias com entidades das áreas da saúde e assistência social à primeira infância, como a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV), que fornecerá apoio técnico a profissionais municipais de saúde e educação.

Além disso, uma das “missões” da parceria é que a Fundação implemente “ferramentas e protocolos para sistematização de dados relativos ao desenvolvimento da primeira infância fortalezense, em especial daquelas crianças em situação de vulnerabilidade social, público-alvo da Política Nacional de Assistência Social”, afirma a Prefeitura.

Mapeamento

Para a CEO da Fundação, Mariana Luz, quantificar o problema da assistência às crianças de zero a três anos é o maior desafio para resolvê-lo. “Hoje não temos mecanismos para garantir o status dessas crianças, entender em que nível de desenvolvimento elas estão. Sabemos quais são as boas práticas, o que traz resultado, o que é importante, mas não sabemos onde elas estão. Um dos grandes desafios, agora colocado em Fortaleza, é entender esse panorama”, analisa Mariana.

A capital cearense é a terceira do Brasil a firmar cooperação com a FMCSV, depois de São Paulo e Boa Vista. “O trabalho consiste em algumas etapas, diagnósticos e melhoria de temas como educação infantil, visitação de apoio para que a assistência social esteja melhor preparada para atender às crianças no âmbito das famílias, e outras ações que vamos desenhar junto ao poder público. Não viemos com fórmula pronta, queremos entender o cenário e traçar programas que tenham aderência à realidade de Fortaleza”, salienta a CEO da Fundação.

De acordo com a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, cujo gabinete conduz o “Cresça com seu filho”, alguns indicadores já foram trabalhados para identificar áreas de maior vulnerabilidade na Capital. “Trabalhamos muito com dados de sistema, e começamos a atuar nessas áreas. Regionais V e VI precisam mais, pelos dados de vulnerabilidade social que verificamos. Cruzamos os dados de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e gravidez na adolescência, por exemplo, e traçamos atendimento às áreas. Agora a meta é universalizar, porque em todo local da cidade tem criança que precisa”, pontua.

Ampliação

O acompanhamento das crianças é feito por meio dos agentes comunitários de saúde, o que se justifica pela territorialidade deles, como aponta a secretária municipal de Saúde, Joana Maciel. “O profissional que está mais habilitado é o agente comunitário, porque ele conhece muito bem seu território e consegue eleger as famílias de maior vulnerabilidade”, destaca.

Contudo, nem todas as áreas possuem Estratégia de Saúde da Família consolidada. Até 2018, o programa atendia apenas 36 dos 119 bairros de Fortaleza. Conforme a Prefeitura, porém, as áreas descobertas devem ser incluídas no cronograma de visitas domiciliares até dezembro, abrangendo “872 gestantes e 540 crianças”.

Uma das ações do programa foi efetivada ontem, quando o prefeito assinou o projeto de lei do Cartão Missão Infância, que prevê o pagamento mensal de R$ 50 per capita a famílias com uma criança de até três anos de idade. O limite por residência é de dois pagamentos, ou seja, de até R$ 100. O projeto foi enviado à Câmara Municipal de Fortaleza para votação e, se aprovado, deve beneficiar até 7 mil crianças até o fim de 2019.

“O cartão é para transferência de renda, vinculado a um conjunto de condicionantes: como crianças em alta vulnerabilidade familiar, social e comunitária. É uma política de reequilíbrio de igualdade, para crianças que precisam de coisas básicas, como alimentação e fraldas, e não têm”, explica Roberto Cláudio.
Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu8 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias11 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias1 dia atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias1 dia atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias1 dia atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias3 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo3 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias6 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias6 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo7 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo7 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas7 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias7 dias atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo7 dias atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará7 dias atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 06/05/2025

Ceará1 semana atrás

Ceará pode se tornar o primeiro estado brasileiro a cultivar pistache

Noticias1 semana atrás

Adolescente de 13 anos está desaparecido há sete dias após se afogar na Barra do Ceará

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.