Brasil

AM: PM recebe equipamentos antibomba para Copa de 2014

[caption id="attachment_6110" align="alignleft" width="700"]foto: Divulgação[/caption]O grupamento de Manuseio de Artefatos Explosivos (Marte) da Polícia Militar do Amazonas recebeu mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos de manuseio, detecção e destruição de bombas e agentes químicos para serem utilizados durante a Copa do Mundo de 2014. 

Published

on

foto: Divulgação

O grupamento de Manuseio de Artefatos Explosivos (Marte) da Polícia Militar do Amazonas recebeu mais de R$ 1,5 milhão em equipamentos de manuseio, detecção e destruição de bombas e agentes químicos para serem utilizados durante a Copa do Mundo de 2014. 

 

O kit antibomba é composto de um robô comandado por controle remoto, quatro trajes antifragmentação, dois aparelhos de raio-x portáteis, detector de gases tóxicos e substâncias explosivas, além de outros itens para auxiliar o manuseio do artefato explosivo.

O robô antibomba permite que o policial vá a locais onde o explosivo está sem que ele se exponha ao risco de uma explosão. “Podemos operá-lo até um quilômetro de distância por meio de um joystick semelhante ao de um videogame. O robô possui três câmeras, (o) que possibilita ao policial ter visão total do artefato e, caso necessário, transportá-lo para uma área mais segura antes de detoná-lo”, explicou o tenente Mesquita Feitoza, operador do robô. 

 

O traje antifragmentação é outro equipamento que vai trazer mais segurança para o policial localizar e manusear explosivos. “Cada traje pesa 35 quilos e possui placas cerâmicas na parte frontal capazes de absorver o impacto de uma explosão. Onde o robô não puder entrar, o policial com o traje fará o trabalho”, esclareceu o tenente-coronel Allen de Souza, comandante do grupamento Marte.

Esses equipamentos foram recebidos pela PM para emprego nos quatro jogos da Copa do Mundo que acontecerão em 2014 em Manaus. Contudo, eles já podem ser empregados caso haja necessidade. 

“Agora temos equipamentos e policiais treinados. Nosso grupamento antibombas entra no mesmo nível de unidades policiais de outros Estados brasileiros”, defendeu o comandante da PM amazonense, coronel Almir David. Segundo ele, outros equipamentos para o emprego durante o mundial de futebol do ano que vem ainda serão recebidos. 

*G1

EM ALTA

Sair da versão mobile