Ceará
Alunos de Fortaleza são selecionados para estudar na Nasa
Um grupo de estudantes de Fortaleza foi selecionado para viajar aos Estados Unidos e fazer um curso na Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (Nasa). Os 14 alunos que estudam entre o 9º ano de Ensino Fundamental e o 2º ano do Ensino Médio de um colégio no Bairro Quintino Cunha, participarão de aulas de imersão em engenharia e tecnologia.
“Eles terão contato com engenheiros da Nasa que desenvolvem os spinoffs, ou seja, a tecnologia que a Nasa desenvolve para o espaço e adapta para o que nós usamos no dia a dia, como câmeras de celulares”, conta a coordenadora pedagógica da escola, Priscila Reis.
Segundo a educadora, o objetivo do curso é captar talentos que futuramente possam desenvolver uma carreira nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, na sigla em inglês). A data prevista para a viagem é setembro de 2018, quando os estudantes estarão no Kennedy Space Center, em Melbourne, no estado da Flórida.
Além disso, no último dia de curso os estudantes vão conhecer a universidade Florida Institute of Technology. “A intenção é que eles conheçam mais a universidade e façam contatos, para quem sabe no futuro continuarem os estudos por lá”, conta Reis.
Escolha
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2017/C/B/7BCdamQSCTrmHuaWDQxw/79d34a6e-e898-4369-9af8-de376cf40dab.jpg)
Estudantes de Fortaleza são selecionados para curso na Nasa (Foto: Arquivo Pessoal/Mylena Peixoto)
Outras duas outras escolas participarão do programa no Brasil. A oportunidade surgiu por meio do contato da coordenadora da instituição com os representantes da Nasa. Com a aprovação da agência norte-americana, 22 alunos fizeram uma prova, dos quais os 14 com maior nota foram escolhidos.
Um deles foi Pedro Lucas Martins, estudantes do 2º ano do Ensino Médio de 16 anos. Ele viu na oportunidade de ir à Nasa uma chance de conhecer melhor sobre as possibilidades da área que ele quer seguir, a biologia.
A preparação para a viagem também está sendo rigorosa. Os alunos devem falar inglês fluentemente, já que todas as aulas serão ministradas no idioma. “A preparação é árdua. Além de estarmos no Ensino Médio, o que já é uma coisa bem difícil, temos pelo menos quatro aulas de inglês por semana e outras quatro aulas de robótica, pois a Nasa exige que tenhamos algum conhecimento em programação”, conta Pedro Lucas.
Os estudantes também têm uma tarefa semanal de traduzir para o português os textos em inglês que alimentam o blog da Nasa no Brasil, o que exige que eles tenham conhecimento sobre a linguagem técnica utilizada nas áreas de estudo da agência espacial.
Desafios
Após vencer o desafio de serem escolhidos para realizar o curso na Nasa, os alunos ainda enfrentam outra dificuldade: a captação de recursos para custear a semana no exterior. Apesar de oferecer a semana de cursos gratuitamente, os estudantes devem custear os gastos com passagem aérea, hospedagem e alimentação, um valor em torno de 2,9 mil dólares.
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes4 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D
-
Iguatu2 semanas atrásMP apura supostas irregularidades em contrato de R$ 9 milhões para reforma de escolas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásCom dados defasados de 2024, IPEA divulga Atlas da Violência.Em 2026, Fortaleza vive queda histórica de homicídios
-
Artigo3 semanas atrásCOLUNA DIREITO E CIDADANIA: Violência sexual contra crianças e adolescentes NO BRASIL
-
Brasil2 semanas atrásCandidatura bolsonarista trata prisão de Cláudio Castro como questão de tempo após avanço das investigações da PF
-
Iguatu2 semanas atrásTRE-CE admite parcialmente recurso sobre cassação em Iguatu e caso deve chegar ao TSE

