Iguatu
Alunos da rede estadual encerram programa de prevenção às drogas
Em clima festivo o colégio estadual Doutor José Gondim, “Liceu” de Iguatu, recebeu alunos de sete escolas da rede pública no município para a conclusão do programa de prevenção às drogas: Juventude em Ação (JA). A iniciativa da Secretaria Especial de Políticas Sobre Drogas (SPSD) beneficiou cerca de 3.200 alunos na cidade.
Na ocasião sob a presença de diversas autoridades locais, os alunos mostraram todo o aprendizado sobre a temática em forma de diversas manifestações, apresentações artísticas e culturais fazendo uma ‘Ciranda Cultural’. A proposta é ressaltar a determinação dos jovens de se manterem livres de quaisquer dependências químicas.
Todas as escolas tiveram a oportunidade de ao longo dos últimos meses desenvolveremsob auxilio do Sistema Integrado de Prevenção (SIP) uma movimentada gincana cultural que envolveu atividades integrativas, exposições, o jogo retrô interativo: “Na trilha da Prevenção”, rodas de conversa e oficinas.
Ciranda de prevenção
José Weverton, aluno da escola profissionalizante Lucas Emanuel, afirma que agora será um agente multiplicador dos saberes da importância de uma vida saudável. “O projeto rompe as barreiras da escola e envolve a sociedade e família. O programa tem em uma de suas diretrizes nos entusiasmar a seguir adiante e levar os conhecimentos aos que nos cercam”, afirmou.
A professora e diretora do colégio anfitrião do evento, Claudia Medeiros, afirmou que o envolvimento dos alunos do ensino médio foi satisfatório. “Eles(alunos) promoveram por seis meses uma verdadeira ciranda de prevenção às drogas dentro das aulas, como desenvolvimento de redações danças, cartazes, fotografias. A culminância desse projeto prova o sucesso da mesma”, afirmou.

O Colégio Estadual Doutor José Gondim “Liceu” de Iguatu recebeu alunos de sete escolas (Foto Thiedo Henrique/Mais FM)
Presente no evento a secretária estadual de Políticas Sobre Drogas, Aline Bezerra, afirmou que a prevenção caminha ao lado da educação. “É esse o propósito do cronograma, formar cidadãos de bem e livres das drogas, além de proporcionar uma importante discussão sobre o tema de forma aberta e sem tabus”, destacou.
Em sua primeira fase o programa alcançou 19 escolas da rede estadual distribuídas em sete municípios cearenses, beneficiando um total de 11.592 alunos. Na segunda fase, o JA está em 16 municípios, favorecendo cerca de 16 mil alunos de 23 escolas.
Fim da SPSD
Nos últimos dias em meio ao anúncio do pacote do Governo do Estado para reduzir gastos cogita-se a extinção de secretarias para o próximo ano, dentre elas a SPSD, afim de cumprir o plano de sustentabilidade de desenvolvimento. “Estamos trabalhando pra que isso não ocorra.Nossa ex-secretária e deputada Mirian Sobreira leva a discussão à assembleia praque isso não ocorra. Há possibilidade sim que isso venha ocorrer, mas de garantia temos que os programas desenvolvidos desde sua criação seja mantidos”, afirmou.
O estado do Ceará foi o pioneiro no país a implantar um programa de prevenção às drogas voltado diretamente para os estudantes, numa iniciativa viabilizada pelas equipes do SIP e da SPSD.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense


