Ceará
Águas do São Francisco chegam novamente ao Castanhão até o fim do mês
As águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf) foram liberadas na última quarta-feira, 9, para o açude Castanhão, maior reservatório do Estado.
A liberação aconteceu com abertura da comporta no quilômetro 53 do Cinturão das Águas do Ceará (CAC), no município de Missão Velha. O caminho até o reservatório tem 300 km, passando pelo riacho Seco, pelo rio Salgado e pelo rio Jaguaribe. A previsão é que o percurso seja cumprido em até 20 dias.
Do reservatório, a água chegará também à Fortaleza e região metropolitana, por meio do Eixão das Águas, e deverá beneficiar 4,5 milhões de cearenses. “A transferência de água representará um aumento na garantia hídrica humana da Região Metropolitana de Fortaleza, além da melhora na oferta de água para a atividade produtiva rural do Vale do Jaguaribe”, afirma a SRH em nota.
O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, explica que a transferência de água durante o primeiro semestre é uma estratégia da gestão hídrica para obter melhores resultados. “O volume líquido de transferência que chegará ao Castanhão sempre será maior no período chuvoso”, garante. Isso porque, como as calhas dos rios estão úmidas e com algum fluxo natural, ficam reduzidas as perdas por infiltração, por evaporação e por retiradas ilegais.
Os açudes cearenses
O sistema de reservatórios de água do Ceará guardam atualmente 21,3% de sua capacidade total. São quase quatro trilhões de litros de água armazenados entre os 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).
Entretanto, 69 estão com volume inferior a 30%. Apenas três, os açudes Rosário, localizado em Lavras da Mangabeira; Germinal, no município de Palmácia; e Barragem do Batalhão, em Crateús, têm volume acima de 90%. Os dois últimos atingiram o volume máximo e estão sangrando. Os dados são do Portal Hidrológico, atualizados às 12h28min desta sexta-feira, 11.
Neste ano, a pré-estação chuvosa terminou com os melhores índices de chuvas dos últimos anos, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Entre dezembro e janeiro, o Estado registrou o acumulado de 215,6 milímetros. O cenário reflete na situação dos açudes: resenha diária divulgada pela Cogerh em 11 de fevereiro mostra que, em janeiro de 2022, os reservatórios tiveram aporte de 290 milhões de litros de água. É seis vezes o aportado no mesmo período do ano passado.
Com informações do Jornal O Povo
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

