Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Noticias

Adolescentes da periferia de Fortaleza vão ao Catar para disputar Copa do Mundo das Crianças de Rua

Publicado

on

Três dias sem dormir, ansiedade e um orgulho que não cabe em si. Os sintomas atingiram em cheio o corpo e a mente de Márcio Alfredo, 16, um dos 8 adolescentes da periferia de Fortaleza que viajam ao Catar, nesta quarta-feira (5), para disputar a Copa do Mundo das Crianças de Rua.

A edição de 2022 será a terceira com participação de cearenses no evento, promovido pela ONG Street Child United. O meio de campo entre os meninos de Fortaleza e a organização é feito pela associação O Pequeno Nazareno (OPN), de assistência à infância, com sedes na capital e em Maranguape.

A “Street Child World Cup”, nome oficial, inclui 28 times, de 24 países, compostos por crianças e adolescentes resgatados da situação de rua e acolhidos por organizações sociais internacionais. A ideia é “representar crianças de rua e defender os direitos das crianças carentes ao redor do mundo”.

A insônia pela ansiedade de viajar não lembra, nem de longe, a falta de sono que dominava as noites de Márcio e da mãe quando dormiam no chão, num quartinho alugado por uma amiga para que não ficassem “ao relento” nas ruas de Fortaleza.

O choro da mãe à época também ganha, hoje, outro sentido: antes, preocupação, angústia por não ter sequer como alimentar a si e aos filhos; hoje, orgulho por ver o menino de 16 anos desbravar o mundo fazendo o que ama – jogando futebol.

Ao todo, 11 meninos na faixa etária de 15 a 17 anos embarcaram, na manhã de hoje, de Fortaleza para o país que vai sediar não só a Copa do Mundo da Fifa, como também a das Crianças de Rua.

Do grupo, 8 vivem na capital cearense e 3 são atendidos pela OPN em Recife, em Pernambuco, onde a entidade também tem sede. “Alguns vivem em situação de rua, acolhidos pela OPN; outros vivem em vulnerabilidade social”, explica Antônio Carlos da Silva, assistente social da OPN.

Ele narra que o convite da Street Child United para os cearenses participarem da competição no Catar foi recebido com alegria, mas veio acompanhado de muita dificuldade e esforço “para fazer dar certo”.

Fonte: Diário do Nordeste

PODCAST DIÁLOGO MAIS – Papo de política com o empresário Sá Vilarouca

anúncio

Novidades

anúncio

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App