Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Abandono recua, mas 16 mil alunos deixaram escolas no CE em 2018

Publicado

on

No Estado, o índice de alunos que saíram da escola durante o ano letivo passou de 16,4% em 2007 para 5,1% no ano passado. Embora a taxa de abandono esteja em queda, o problema é complexo e se reflete em vários aspectos da vida.

“Eu passava um bom tempo sem ir. Eu não sei explicar. Não dá vontade de ir para a escola”. As frases ditas por Wagner Menezes, 20 anos, aluno do ensino médio da rede estadual do Ceará, são duras, têm grande peso e muitos significados. Evidenciam um dilema pessoal, mas são, sobretudo, reveladoras de um grave problema coletivo: o abandono escolar. Wagner, como outras centenas de estudantes, deixou a escola sem concluir o ano letivo. Felizmente, retornou. Hoje, cursa o 3º ano do Ensino Médio.

Manter-se assíduo não é fácil, assim como também não é simples a sua realidade. Conflitos familiares, necessidade de trabalhar, problemas emocionais, falta de sentido no modelo escolar… Fatores combinados que se agigantam na trajetória do jovem estudante.

No Ceará, a taxa de abandono na rede estadual em 2018 foi de 5,1%. Em um universo de 329.408 matrículas no Ensino Médio, cerca de 16 mil alunos abandonaram a escola no ano passado. Os números não traduzidos pela matemática ilustram os problemas que ultrapassam a juventude e se refletem por toda a vida.

Fatores

Em 2015, Wagner reprovou. Em 2017, parou de estudar. A perda da avó desorganizou os planos e os sentimentos. “Foi quando eu perdi minha avó. Foi quando a famosa depressão entrou na minha vida. Eu descobri que eu tinha. Eu me mutilava muito. Foi o pior ano da minha vida e foi quando eu meio que comecei a sair da escola. Justamente naquele ano, parei de estudar e perdi meu emprego”, relata.

Em 2018, Wagner mudou para a Escola Clóvis Beviláqua, no Centro de Fortaleza. Na instituição, que tem Ensino Fundamental (8º e 9º ano) e Médio (1º, 2º e 3º), há 480 alunos. O índice de abandono é alto. Em 2016, chegou a 20%. Desde de 2017, se mantém em 12%. A situação se repete em outras instituições da rede estadual. Tanto o cenário de infrequência, como, felizmente, a melhora dos índices. De modo geral, o Ceará tem baixos percentuais de infrequência, se comparado aos demais estados, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). No Brasil, a taxa de abandono foi de 6,1% no ano passado. No Ceará, saiu de 16,4% em 2007 para 5,1% em 2018.

Para Wagner, a permanência na escola é caminho dificultoso, mas, ausentar-se dela é ainda mais prejudicial. O acúmulo de faltas, garante ele, não é injustificado. “Se a pessoa tá faltando muito, logo tem um problema na vida dela. Ela não falta porque em si ela quer. Ela pode estar sofrendo bullying, essas coisas”. O jovem que diz “amar inglês e gostar de português e geografia” encarna um conjunto de adversidades há anos, identificadas por estudiosos do histórico problema do abandono escolar no País.

“Tem uns 2 ou 3 alunos que faltam quase todos os dias na minha sala”, relata Lucas Bonfim, 14 anos, estudante do 9º ano da mesma escola. “A gente tem um grupo da sala, aí vai nesse grupo ou no privado e pergunta por que a pessoa faltou e ela fala o motivo. Um amigo nosso faltou uma semana porque ele não tinha o dinheiro da passagem”, acrescenta. Trabalho, desestrutura familiar, ausência de renda, reprovação, falta de identificação com a escola e, no caso das mulheres, a gravidez precoce, são fatores preponderantes para a permanência desse gargalo.

Rede Municipal

Na rede municipal de Fortaleza, os índices são ainda menos elevados. Em 2018, a taxa de abandono foi de 0,6%. Isto não tira a gravidade do problema, muito menos reduz seus efeitos. Conforme o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação (SME), Jefferson Maia, quando se trata do processo pedagógico, cada número é uma trajetória que tem sua relevância.

Nas escolas municipais da Capital, relata ele, até o 5º ano, “praticamente o abandono não existe”. Mas, nas séries mais avançadas, as dimensões que provocam esse problema no Ensino Médio se repetem.

O não comparecimento à escola é “fenômeno antigo e não superado”, reforça a especialista em Educação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o Semiárido, Verônica Bezerra. “É preciso pensar no atraso escolar que, de modo geral, implica numa dificuldade que os jovens têm. E que escola é essa? Muitas vezes, há uma desmotivação em relação ao que é ensinado. Eles alegam uma desconexão entre o que é ensinado e a sua própria realidade”, analisa.

O abandono, a evasão, o fracasso escolar, ressalta Verônica, precisam ser tratados de modo intersetorial por um conjunto de políticas que tem força de ajudar a escola a ser o ambiente mais protetivo. A gestão escolar é central para o enfrentamento dessa realidade, reforça ela.

No Ceará, felizmente, agentes da sociedade civil, gestores e professores têm atuado para mudar essa realidade. Ações diversas estão em curso e demandam continuidade sistemática. Das 654 escolas com Ensino Médio, em 2018, 114 apresentaram taxa zero de abandono. Evidências de que os bons modelos são reais e precisam se estender.

Fonte: Diário do Nordeste

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias21 minutos atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias26 minutos atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias42 minutos atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu14 horas atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias17 horas atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias2 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias2 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias2 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento2 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias2 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias3 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias3 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo3 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo3 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes3 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu3 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando3 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias3 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu5 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias7 dias atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias7 dias atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo7 dias atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo7 dias atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas7 dias atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

CeLelebridades1 semana atrás

COLUNA: CeLELEbridades

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.