Ceará
A parceria público-privada entre a Ambiental Ceará e a Cagece é parte de um esforço para fornecer rede de esgoto a 90% da população até 2033
Um acordo entre o setor público e a iniciativa privada está promovendo mudanças significativas no sistema de saneamento do Ceará, com o objetivo de universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em menos de uma década.
Um acordo entre o setor público e a iniciativa privada está promovendo mudanças significativas no sistema de saneamento do Ceará, com o objetivo de universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em menos de uma década. A parceria público-privada (PPP) entre a Ambiental Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Estado (Cagece) faz parte de um esforço para atender 90% da população com rede de esgoto até 2033.
A Ambiental Ceará é responsável pela implantação e manutenção do sistema de esgotamento sanitário em 24 cidades, beneficiando 65% da população. Fernando Lima, diretor executivo da empresa, destacou a importância do projeto: “O Ceará se destaca no cenário nacional por desenvolver um projeto tão robusto de saneamento, e isso tem uma série de impactos positivos. Saúde, qualidade de vida e redução das doenças de veiculação hídrica, que são causadas pelo contato com águas contaminadas ou esgoto”, afirmou.
A operação do sistema de esgoto é monitorada em tempo real pelo Centro de Operações Integradas, que utiliza tecnologias avançadas para acompanhar o funcionamento. “São vários ativos que são monitorados para termos uma rápida resposta. Por exemplo, quando há algum tipo de falha no equipamento, o sistema recebe uma mensagem imediata informando o alarme. Esse alarme identifica a condição do problema, se é uma falha de energia, uma obstrução ou outro tipo de problema”, explicou Fernando Lima.
A Cagece permanece responsável pelo atendimento ao cliente e pela supervisão da PPP. Luciano Arruda, diretor de gestão de parcerias da Cagece, esclareceu: “A parte comercial, todo o relacionamento com os usuários e a população, continua com a Cagece. Nós continuamos tocando esse projeto e essas obrigações. A empresa concessionária, a Ambiental Ceará, subsidiária do Grupo AEGEA, a maior empresa de saneamento privado do Brasil, atenderá os serviços operacionais de manutenção e expansão das redes pelos próximos 30 anos”.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Economia2 semanas atrásApesar do tarifaço, Ceará lidera crescimento das exportações no Brasil em 2025
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas

