Brasil
A empresa que produzirá carros voadores no Ceará recebeu autorização da Anac para realizar seu primeiro voo

A Vertical Connect, que desenvolve um projeto no Ceará para fabricar carros voadores, recebeu sinal verde da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil) para realizar seu primeiro voo. A autorização abrange tanto seu drone agrícola quanto a futura certificação do eVTOL Gênesis-X1, uma aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical com capacidade para quatro passageiros.
Essa aeronave realizará seu primeiro voo de teste, conhecido como voo de efeito solo, avançando mais uma etapa no processo de certificação. O próximo passo da Vertical será enviar os projetos aeronáuticos (Conops) para iniciar o processo de certificação, o que deve ocorrer nos próximos dias, segundo a empresa.
“É um marco histórico porque deixa claro o quanto a Anac é importante nesse processo todo e, principalmente, o quanto a Anac apoia a Vertical Connect, incentivando e orientando para que possamos, de fato, realizar um grande projeto”, comenta Carlos Mello, CSO da Vertical.
A Vertical Connect planeja produzir as aeronaves em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. No entanto, o projeto está parado, aguardando a transferência do terreno da Prefeitura do município para a empresa. O projeto prevê investimentos de R$ 280 milhões em cinco anos e mais de 150 empregos diretos no primeiro ano de operação.
-
Videos3 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/03/2025 – Como consegue trabalhar em 3 empregos (dois na Prefeitura) e ainda ser vereador?
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 27/03/2025 – A novela da coleta de lixo: Será que tem “jabuti” na história?
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 26/03/2025 – Coleta de lixo em Iguatu começa antes de contrato ser fechado, com custo previsto de R$ 3,2 milhões
-
Videos9 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 31/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Videos3 dias atrás
AO VIVO – MAIS NOTÍCIAS – 28/03/2025
-
Iguatu6 dias atrás
Roberto Filho ignora decisão judicial ao empregar 483 apadrinhados, burlando concurso público
-
Iguatu5 dias atrás
MPCE apura denúncias de negligência na Unidade de Acolhimento Institucional de Iguatu