Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Política

Especialistas e entidades da educação criticam projeto aprovado pela Câmara de regulamentação do novo Fundeb

Publicado

on

Especialistas e entidades da área de educação criticaram projeto aprovado pela Câmara de regulamentação do novo Fundeb. O fundo é a principal fonte de financiamento da educação básica pública, e os deputados incluíram nos repasses instituições privadas sem fins lucrativos.

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Básico foi aprovado pelo Congresso em agosto, mas para entrar em vigor no dia 1º de janeiro, como está previsto na lei, o novo Fundeb precisa de regras para detalhar a operacionalização e a distribuição do dinheiro a estados e municípios.

A Câmara dos Deputados aprovou na quinta-feira (10) o projeto com essas regras. Com o apoio do Palácio do Planalto, deputados foram além da regulamentação. Fizeram mudanças no novo Fundeb que geraram críticas e desconfianças de especialistas em educação porque permitem que entidades privadas e sem fins lucrativos tenham acesso a mais dinheiro do fundo.

O Fundeb é usado para tentar reduzir as diferenças entre estados e municípios mais ricos e mais pobres. Segundo simulações da ONG Todos pela Educação, a transferência de recursos da rede pública para as escolas confessionais, ligadas a igrejas, ou filantrópicas poderia chegar a R$ 3,4 bilhões, dinheiro que deixaria de ser repassado para as escolas públicas. A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) teme que os estados e municípios tenham dificuldades.

“É possível que haja, sim, uma explosão de novas entidades se colocando aí como candidatas para receber este recurso”, disse o presidente da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia.

Deputados governistas que aprovaram a mudança dizem que a ideia ao incluir instituições privadas sem fins lucrativos é garantir acesso universal à modalidade da educação especial e do campo.

“Fundeb, sim, é para as escolas públicas; o Fundeb, sim, é para a educação do nosso país. E o acordo que foi realizado é para ter uma alternativa, apenas com 10%, para complementar municípios e estados que precisem do terceiro setor para ajudar na sua educação”, disse o deputado Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), vice-líder do governo.

Mas o especialista Daniel Cara, professor da USP, disse que a Constituição só permite a matrícula de alunos de escola pública em instituições filantrópicas se houver falta de vagas.

“Hoje nós temos só cerca de 0,16% de matrículas filantrópicas, confessionais no ensino médio e só 0,56% no ensino fundamental. E agora está permitido 10% dessas matrículas. Então não é uma trava que foi aprovada na Câmara dos Deputados, é um estímulo a esse conveniamento que não garante qualidade, e que vai prejudicar a qualidade da escola pública, que vai ter menos recurso para garantir o direito a educação”, explicou Daniel Cara.

Outra mudança aprovada na quinta-feira na Câmara autoriza pagar profissionais de instituições privadas sem fins lucrativos que tenham convênio com o poder público. O dinheiro do Fundeb poderá bancar inclusive profissionais de áreas administrativas e terceirizados. O que também gerou críticas.

“Não há por que não favorecer funcionários de carreira. Profissionais da educação, para nós educadores, são as equipes que trabalham de forma mais permanente com educação e não equipes terceirizadas”, afirmou Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV.

O projeto segue agora para votação no Senado, onde parlamentares afirmam que vão tentar reverter as mudanças feitas na Câmara.

“O que é preciso deixar claro é que o novo Fundeb serve para ampliar os recursos da educação pública no Brasil. Não é justo transferir esse recurso para tentar amenizar as dificuldades financeiras de instituições privadas de ensino. Nesse caso, precisamos de outro caminho”, disse o senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do PT no Senado.

Fonte: G1 CE

Continue lendo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos15 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias1 dia atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias1 dia atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu1 dia atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará2 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará2 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará2 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias3 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias3 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias6 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias6 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias6 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando7 dias atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.