Iguatu
Busca por benefício social gera longa fila em frente à Assistência Social, em Iguatu
O anúncio do governo do Estado de isenção de conta de água e luz e da compra de botijões de gás para famílias de baixa renda, inscritas no Cadastro Único do Bolsa Família, atraiu centenas de moradores à praça Maestro Eleazar de Carvalho, em frente à Secretaria de Assistência Social na cidade de Iguatu, nesta segunda-feira (13).
Inicialmente, um grupo ficou aglomerado em frente à porta principal, esperando a abertura da unidade. A maioria buscava inserção no benefício do chamado ‘vale gás’. A dona de casa Francisca Cosmo foi uma das que tentou o benefício. “Meu marido é catador de lixo e temos três filhos pequenos”, contou. “Recebi uma cesta de doação, mas o gás acabou”.
O autônomo Jorge Almeida, sem renda há mais de 20 dias, também buscou o ‘vale gás’. “Sou eletricista e encanador, mas não apareceu mais serviço”, justificou. “Queria me inscrever para receber esses benefício”. Outro trabalhador avulso, Mário Lima, faz conserto de móveis em domicílio e tem uma pequena oficina. “Faz mais de três semanas que não aparece trabalho, por isso estou aqui, em busca de receber o pagamento da luz e o gás”.
A maioria das pessoas não demonstrou medo com a infecção do coronavírus e poucos usavam máscara. No grupo, havia mulheres grávidas, adolescentes e idosos. “Não tenho máscara e Deus vai nos proteger”, disse a dona de casa, Ana Lúcia Silva. “Ele é maior”.

Explicação
A secretária de Assistência Social de Iguatu, Patrícia Diniz, disse que foi uma surpresa a aglomeração de pessoas na manhã desta segunda-feira (13). “Ninguém esperava, não houve convocação para atendimento”, disse. Agentes da Guarda Municipal atuaram para que as pessoas mantivessem uma distância segura.
A secretária frisou que o atendimento é descentralizado em seis Centros de Referência da Assistência Social (Cras), sendo cinco na área urbana, em bairros diversos, e um no distrito de José de Alencar. “Não há necessidade dessa aglomeração toda”, pontuou.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar

