Regional
Centenas de devotos participam de procissão da padroeira de Icó
Centenas de católicos participaram no fim da tarde desta quarta-feira, na cidade de Icó, da procissão com a imagem da padroeira, Nossa Senhora da Expectação. Após a caminhada houve celebração de missa solene, encerrando os festejos em honra à santa.
A festa religiosa em Icó é uma das mais antigas do Ceará, desde 1709, e segue a tradição portuguesa. É a única santa com esse título, em paróquia cearense. A cidade com seus casarões históricos e forte devoção religiosa vivencia o Natal que se aproxima.
A caminhada com a condução do andor da santa foi feita pelas ruas do centro histórico, no Largo do Théberge, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A
Os festejos começaram no último dia 9 com celebrações de novenas. A tradição é antiga. A capela foi construída em 1709 e depois a Matriz em 1785. “Aqui vivemos a preparação para o Natal”, frisou o bispo dom Édson de Castro Homem. “A própria denominação nos remete a Nossa Senhora Grávida, que está próxima de ter o filho, que é a luz do mundo, o próprio autor da vida, Deus”.
Os festejos da padroeira de Icó se relacionam com a celebração do Natal para os cristãos. “Celebrar Nossa Senhora da Expectação representa fortalecer o amor de Cristo para com a humanidade, o amor de mãe”, disse a aposentada, Maria Socorro Alexandre, 82 anos. “Desde criança que participo dessa festa”.
Neste ano, o novenário teve como tema central ‘Nossa Senhora da Expectação, nossa Mãe e Padroeira, Icó sob tua proteção’. Um grupo de cerca de 30 mulheres grávidas participaram da missa de encerramento.
Fonte: Diário Centro Sul
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu6 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias1 semana atrásCâmara aprovou projeto de lei que autoriza a venda de medicamentos em redes de supermercados

