Mundo
Mulher transgênero vence primária em Vermont e concorrerá a cargo de governadora
Pela primeira vez, uma mulher transgênero concorrerá ao cargo de governadora nos Estados Unidos. Christine Hallquist venceu a primária do Partido Democrata na terça-feira (14) no estado de Vermont.
“História feita! @christristforvt acaba de se tornar a primeira candidata a governador trans/não binário de um partido político importante na história dos Estados Unidos”, tuitou Victory Fund, organização que apoia os candidatos LGBTQ.
As eleições para os cargos estaduais e para renovar o Congresso dos EUA serão realizadas em novembro.
“As pessoas de Vermont me elegerão pelo que eu trarei a Vermont. Muito poucas pessoas votarão porque eu sou transgênero”, disse Christine em uma entrevista.
Hallquist diz que sua campanha vai focar em melhorar a economia do estado. A candidata ainda enfrentará um duro caminho para chegar ao poder, já que terá como adversário o republicano Phil Scott, que governa Vermont desde 2016.
Ela fez sua transição de gênero quando dirigia a companhia elétrica Vermont Electricity Coop, há vários anos. Em 2015, “Christine tomou a decisão (…) de se transformar em seu verdadeiro eu, uma mulher transgênero, convertendo-se na primeira líder empresarial do país a fazer a transição no cargo”, revela o site da Vermont Electricity Coop.
Incerteza
As eleições acontecerão em um momento de incerteza para os direitos dos transgêneros nos EUA. O governo Trump vem tentando impedir transgêneros de servirem nas Forças Armadas, revogou a proteção antidiscriminação para transgêneros no ambiente de trabalho e rescindiu diretrizes que instruíam escolas públicas a permitirem que alunos transgêneros usem os banheiros que preferirem.
Porém, a disputa eleitoral americana deste ano será marcada por um número recorde de candidatos que se identificam como lésbicas, gays, transexuais ou transgêneros, de acordo com o jornal “New York Times”.
Neste ano 43 candidatos transgêneros concorreram a cargos públicos em todos os níveis nos EUA, a maioria democratas, mas alguns como independentes, postulantes do Partido Verde ou para cargos apartidários, segundo Logan Casey, assistente de pesquisa da Escola de Saúde Pública T.H. Chan de Harvard.
Fonte: G1 Mundo
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

