Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Ceará

Quase 25 mil cearenses deixam a extrema pobreza em 2017

Publicado

on

O Estado foi o único no Nordeste a reduzir o número de pessoas extremamente pobres e vai na contramão dos índices nacionais.

Em 2017, 24.887 cearenses saíram da linha de extrema pobreza. O número representa redução de 3,57% no índice da população que tem rendimento domiciliar por pessoa menor ou igual a R$ 85. Entre 2016 e 2017, o Ceará passou de 8,4% para 8,1% da população nessas condições. O Estado foi o único do Nordeste que apresentou melhora e está na lista das cinco unidades da federação do País que conseguiram reduzir a pobreza extrema.

Analisados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), os dados se referem à Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (Pnad), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Comparando as unidades da Federação, os três estados brasileiros em que ocorreram as maiores reduções ficam na região Norte: Rondônia (-13,64%), Amapá (-10,77%) e Tocantins (-6,82%). O Ceará apresentou a quinta maior redução (-3,57%), atrás de Santa Catarina (-6,67%), em quarto lugar.

Em pronunciamento feito pelo perfil oficial no Facebook, ontem, o governador Camilo Santana (PT), celebrou os dados cearenses, creditando o resultado às “políticas de acolhimento aos jovens das escolas públicas, de geração de oportunidades e empregos”. Ele salientou que o Estado vai na contramão do aumento do número de extremamente pobres em âmbito nacional.

“(São) resultados importantes para a população cearense, principalmente neste momento difícil em que o Brasil vive, que é o retrocesso, não só nas políticas econômicas, mas também nas políticas sociais. Estão cortando o Bolsa Família. Isso (crescimento da extrema pobreza no Brasil) é fruto do corte que o Governo Federal tem feito nas políticas públicas, principalmente, para as pessoas mais pobres desse País”, desaprovou.

A condição fiscal do Estado pode ser umas das explicações para o destaque cearense, conforme Jimmy Oliveira, analista de Politicas Públicas do Ipece, e um dos responsáveis pelo estudo. “O Brasil e muitos estados estão com problema fiscal, e estão cortando despesas na área social, o que diminui a transferência de renda. No Ceará não houve cortes”, aponta.

O coordenador do Laboratórios de Estudos da Pobreza (LEP) da Universidade Federal do Ceará (UFC), Vitor Hugo Miro Couto Silva, explica que a renda domiciliar advém de diversas fontes que tiveram rendimento destacado nos dois anos a que se refere a pesquisa.

Ele frisa o mercado de trabalho com taxas de desemprego no Ceará menores que as nacionais, o que aumenta os rendimentos que têm como fonte o trabalho. O pesquisador ainda ressalta os investimentos públicos no longo prazo em educação, que devem ser fundamentais para a melhoria dos índices de pobreza no futuro.

NÚMEROS

3,5%

foi a redução da pobreza extrema no Ceará entre os anos de 2016 e 2017

8,1 %

da população cearense ainda vive com menos de R$ 85, ou seja, 730.794 pessoas

Educação

Para Couto e Silva, o investimento em educação gera mão de obra qualificada, o que atrai investimentos para o Estado, que leva a melhores taxas de emprego e aumenta a renda domiciliar, refletindo na diminuição da pobreza
ÍNDICE

CEARÁ É 3º MELHOR DO NE

Mesmo com redução, Ceará ainda tinha, em 2017, 730.794 pessoas vivendo em extrema pobreza. O índice de 8,1% é maior que os percentuais de todos os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, e só é menor que o do Acre e o do Amazonas, no Norte. No Nordeste, o Ceará tem o terceiro melhor índice, atrás de Paraíba e Rio Grande do Norte.

De acordo com Couto Silva, “a condição (de pobreza) do Ceará, assim como de toda a região Nordeste” e tem relação com “o menor dinamismo de atividades, problemas climáticos, acesso à educação mais precarizado” ao longo da história.

Excetuando os cinco estados e a Paraíba e Mato Grosso, com taxa estagnadas, nos demais houve aumentos. Os maiores aumentos foram no Distrito Federal (56,25%), Mato Grosso do Sul (53,33%) e Paraná (43,75%).

Conforme Jimmy Oliveira, a faixa de “extrema pobreza” a que se ateve o estudo baseia-se no conceito oficial do Governo Federal para definir o acesso ao Programa Bolsa Família.

Fonte: O Povo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Videos23 horas atrás

Balaio de Gatos – Edição 30/04/2025 – Gravação de fevereiro de 2025 levanta suspeitas: uso político ou negociação particular?

Noticias2 dias atrás

Suspeito de se passar por governador Elmano afirma que solicitação de dinheiro foi apenas uma brincadeira

Noticias2 dias atrás

Sindicato dos Comerciários de Iguatu e Região confirma regras para o feriado do Dia do Trabalho (1º de Maio)

Iguatu2 dias atrás

TCE nega liminar à Ecolix e mantém processo instaurado pela Prefeitura de Iguatu

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 29/04/2025 – Mídias da Operação Tempestade I são entregues ao TRE-CE e seguem para Cartório Eleitoral de Iguatu

Ceará2 dias atrás

Falta de vagas em hospital público leva pacientes a dormirem no chão à espera de atendimento

Ceará2 dias atrás

Homem recebe pena de 10 anos por homicídio de mãe idosa no Ceará após espancamento

Ceará2 dias atrás

Novo concurso público para o Corpo de Bombeiros Militar do Estado com 450 vagas

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas

Noticias3 dias atrás

Acrobata do Circo Porto Rico sofreu uma queda durante uma apresentação em Russas

Noticias3 dias atrás

A sangria do gigante de água doce no sertão cearense

Videos3 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025

Iguatu3 dias atrás

Oficina sobre as emoções reúne crianças no Hotel Diocesano em Iguatu

Videos6 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025

Iguatu6 dias atrás

Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho e afirma que 50% já foi cumprido

Noticias7 dias atrás

A partir desta sexta-feira (25), bancos passam a oferecer consignado CLT diretamente aos trabalhadores

Noticias7 dias atrás

Governo anuncia operação para ressarcir valores descontados indevidamente da folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS

Noticias7 dias atrás

Consultora comercial passou por uma grave internação de sete dias e precisou de sessões de hemodiálise após realizar escova progressiva em Fortaleza

Videos7 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes

Americando1 semana atrás

AMERICANDO: Quem é Chico Katraca? – perguntam-me

Iguatu1 semana atrás

Justiça suspende autuações ambientais contra Rádio Liberdade AM em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Fortaleza e os municípios da Região Metropolitana devem continuar registrando chuvas isoladas até sexta-feira (25)

Noticias1 semana atrás

Onça causou ataque fatal a um caseiro e voltou ao local atacando equipe da PMA

Noticias1 semana atrás

Receita Federal anunciou liberação da consulta ao lote residual de restituições do Imposto de Renda

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: O PAPA QUE INCOMODA

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas

Noticias1 semana atrás

Em agenda na China, governador do Ceará busca ampliar investimentos

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.