Conecte-se conosco

Iguatu

Defensoria de justiça promove audiência pública sobre HRI

Publicado

on

Com objetivo de melhoria das condições de funcionamento das unidades hospitalares, a Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou na quarta-feira, 31, uma audiência pública na cidade de Iguatu para debater a situação do Hospital Regional de Iguatu (HRI). A audiência é fruto de uma inspeção realizada pelo Grupo de Trabalho da Saúde da Defensoria Pública, em novembro do ano passado e outra realizada no mês no início de maio.

A audiência realizada no auditório do Campus Multi-Institucional Humberto Teixeira discutiu ainda as deficiências atuais enfrentadas pela unidade polo que atende a mais de 300 mil habitantes de mais de dez cidades da região. Conduzida pela defensora pública e supervisora do Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Nelie Aline Marinho, a audiência contou com a presença dos defensores Eduarda Paz e Souza, Lara Teles Fernandes, Muniz Augusto Freire Araújo Evaristo, Nelie Aline Saraiva Marinho, Paulo César Oliveira do Carmo, Ramylle Maria de Almeida Holanda e Sheila Florêncio Alves Falconeri.

No relatório de novembro passado, as defensoras públicas Lara Teles, Ramylle Holanda relataram a inspeção realizada com fotos do local e depoimentos coletados que havia falta de profissionais, materiais, estrutura comprometida, e até mesmo o não funcionamento da unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal. “Encontramos uma estrutura completamente comprometida sem insumos básicos, e equipamentos simples como colchões e lençóis eram reduzidos”, lembrou Lara.

Finalidade

A mediadora da audiência destacou que o propósito das discussões não era ‘setorizar culpados’, mas sim solucionar as demandas. “A finalidade da audiência pública foi definir e explicar quais os motivos, o que encontramos na inspeção e discutir com a população e com os gestores o que podemos fazer para melhorar a saúde do município. Não é discutir política partidária e sim buscar soluções”, ponderou a defensora pública Nelie Aline Marinho.

Eduarda Paz apresentou um relatório feito pela Vigilância Sanitária do Estado ressaltando avanços e ponderando questões que ainda não tiveram soluções. “Não acompanhei a primeira visita, mas tomei conhecimento. Vi boa vontade em resolver os problemas e que a direção tem ciência. Percebi melhoras nos banheiros condicionamento de remédios, controle de pragas urbanas. UTI neonatal por meio do não funcionamento é um ponto que precisa ser melhorando tendo em vista que ainda não funciona”, disse.

Morte de recém-nascidos

A população também participou da audiência. O atual problema foi destacado pela iguatunese Naiara Martins de Almeida, representante das mães das crianças recém-nascidas que faleceram recentemente no município. “Meu filho faleceu por falta de uma UTI especializa em meio a uma transferência para Fortaleza numa ambulância sem condições”, lamentou Naiara.

Roberto Mendonça, diretor clínico do HRI, atribuiu o não funcionamento da UTI neonatal à falta de profissionais especializados. “Hoje nós não temos nenhum neonatologista em Iguatu. Temos alguns pediatras com residência, e depois que você faz pediatria você tem que passar mais três anos fazendo neonatologia. Na história do HRI, apenas um neonatologista esteve aqui por uns 3 anos, mas saúde não basta apenas começar, tem que continuar”, explicou o médico.

O secretário de Saúde do município, Marcelo Sobreira, relatou a situação do hospital e o que será feito para melhorar. “Sempre faleceu crianças no HRI e o atual problema acontece devido à falta de acompanhamento do pré-natal no final do ano passado. A Casa de Parto não pode funcionar por falta de estrutura, uma vez que não está ligada ao Hospital, mas já estamos realizando a licitação de uma passarela fazendo essa ligação. Vamos fazer uma reforma na UTI, como foi determinado pela Vigilância Sanitária”, explicou.

TAC

A Defensoria Pública apresentou durante a audiência pública, pelo defensor Muniz Freire, um Termo de Ajustamento de Conduta ao município, com fixação de prazo de 15 dias para análise do TAC proposto, oficiar ao CREMEC a fim de que este informe a existência de médicos neonatologistas; oficiar à Secretaria de Saúde do Município e à Direção do Hospital Regional de Iguatu para que informem acerca das providências adotadas diante da alegação de que houve uma licitação para aquisição de equipamentos para UTI neonatal e foram entregues equipamentos incompatíveis para uso no espaço reservado para tratamento de prematuros.

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias2 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias2 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu3 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias3 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias3 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu4 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu4 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias4 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias4 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias5 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias5 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias5 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.