Brasil
Após participante ser expulso do BBB, mulheres compartilham suas histórias de relacionamento abusivo
O médico Marcos Harter, de 37 anos, foi expulso do programa Big Brother Brasil após ser acusado de agredir outra participante, a jovem Emily Araújo, de 20 anos. O fato aconteceu ao vivo, no horário nobre da TV Globo, e chamou bastante atenção do público, que aguardava por esse momento desde o último domingo, quando a violência aconteceu.
Após a produção do BBB ser procurada por Viviane da Costa, delegada titular da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Jacarepaguá, foi realizado um exame de corpo e delito na jovem, e constatado que ela havia sim sofrido violência, ao contrário do que o programa havia anunciado na noite anterior.

Quando o apresentador Tiago Leifert fez o anúncio para Emily e para as outras duas participantes que ainda estão no programa, a jovem ficou sem entender num primeiro momento, chegando até a dizer que não fazia sentido a expulsão do médico.
A situação ilustrou muito bem o que acontece na maioria dos relacionamentos abusivos, quando a vítima acredita que nada demais está acontecendo e que, muitas vezes, e até mesmo culpada pela situação. “Talvez você não estivesse enxergando que precisava de ajuda”, comentou Vivian, outra participante do BBB.
E durante o programa, a hashtag #EuViviUmRelacionamentoAbusivo ganhou força no Twitter, acompanhada de várias histórias de abusos. São inúmeros relatos de garotas que passaram por histórias parecidas com a de Emily, e os desabafos vão desde abusos psicológicos chegando até a graves ameaças e agressões físicas.
Como você pode perceber, a violência não é só física, ela se manifesta de diversas outras maneiras. Veja esta imagem compartilhada por inúmeros usuários no Instagram:

Se você precisa de ajuda, ou conhece alguma mulher que esteja sofrendo algum tipo de violência, veja abaixo algumas maneiras de denunciar.
– Disk 180: Serviço telefônico nacional e gratuito, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana;
– Clique 180: Aplicativo disponível para IOS e Android;
– Disk 190: Caso haja alguma emergência;
– Delegacias da Mulher: Procure a DEAM da sua cidade. Caso ela não funcione 24 horas, você pode registrar um boletim de ocorrência em uma delegacia normal e depois transferir para a DEAM.
– Centros de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência: Caso você não se sinta segura ou à vontade para procurar a polícia, procure o Centro de Referência de Atendimento às Mulheres da sua cidade. Lá, é possível encontrar acompanhamento psicossocial, acolhimento e orientação jurídica.
– Serviços de Saúde Especializados no Atendimento à Mulheres em Situação de Violência: Algumas cidades possuem centros com equipes multidisciplinares (psicóloga/os, assistentes sociais, enfermeiras/os e médicas/os) capacitados para atender os casos de violência doméstica e violência sexual.
– Defensoria Pública: Caso você precise de um advogado mas não possua recursos para contratar um.
– Promotorias Especializadas: O papel da promotoria especializada é solicitar que a polícia civil inicie ou dê prosseguimento às investigações, solicitar ao juiz a concessão de medidas protetivas de urgência nos casos de violência contra a mulher e mover ação penal pública.
– Site da Secretaria de Políticas para as Mulheres: Aqui você você encontra os endereços de todas as delegacias e demais serviços (para entrar, clique aqui).
Fonte: Hypeness
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar






