Brasil
Justiça suspende processos movidos contra Samarco sobre má qualidade da água
A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais em atendimento a pedido da mineradora.
Os processos movidos contra a Samarco sobre a má qualidade da água do Rio Doce serão suspensos pela Justiça. A decisão foi tomada pelo Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), em atendimento a pedido da mineradora, que alegou que os Juizados Especiais que tomavam conta das investigações não teriam competência para julgá-las. Ela ainda argumenta que uma decisão pode abrir jurisprudência para as demais.
Os processos consistiam em mais de 20 mil ações de várias prefeituras de municípios banhados pelo Rio Doce, que, após o rompimento da barragem de Fundão, tiveram o abastecimento de água comprometido e solicitaram reparações de danos e indenizações da empresa.
Movimento critica
O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) divulgou uma carta de repúdio à decisão do TJMG. De acordo com a organização, a resolução só seria benéfica para a Samarco, Vale e BHP Billiton.
O requerimento foi aprovado na semana do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. “[O dia] é o marco para mostrar à sociedade a importância da preservação desse recurso. No entanto, as empresas e o Estado brasileiro fazem justamente o caminho oposto, no país com a maior bacia hidrográfica do mundo”, afirmou o documento.
Para Joceli Andrioli, da coordenação do MAB, o pedido da Samarco foi “um golpe muito bem elaborado na Justiça, que tenta achar dados técnicos que não existem para provar que a água não está contaminada, e que o povo não foi prejudicado”. Ele declarou, ainda, que o movimento segue na luta coletiva para garantir o direito de todas as famílias atingidas.
Fonte: Brasil de Fato
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça suspende lei que autorizava venda de terrenos públicos em Iguatu após Ação Popular de vereadores da oposição
-
Brasil2 semanas atrásPesquisa Atlas/Bloomberg revela empate em eventual segundo turno, mas aponta Lula próximo de vitória ainda no primeiro
-
Iguatu2 semanas atrásSuposta fraude em abastecimento é atribuída a veículos ligados à ex-secretária de Saúde de Acopiara após fim da gestão
-
Noticias2 semanas atrásAneel retoma em março discussão sobre renovação do contrato da Enel Ceará
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza pode ser a primeira capital do país a adotar tarifa zero no transporte coletivo
-
Iguatu5 dias atrásEXCLUSIVO: Fumaça, barulho e relatos de doenças: por que fundição segue operando em bairro residencial de Iguatu?
-
Noticias2 semanas atrásInstituto Nacional de Meteorologia alerta para chuvas intensas em 38 municípios do Ceará
-
Noticias2 semanas atrásBombeiros confirmam 47 mortes após temporais em Juiz de Fora e Ubá, em Minas Gerais

