Conecte-se conosco

Ceará

Ações contra o mosquito devem ser permanentes para evitar doenças

Publicado

on

A Secretaria da Saúde do Ceará tem mantido ações permanentes para capacitar pessoal e estimular o combate ao vetor das arboviroses (doenças causadas pelos arbovírus, que incluem o vírus da dengue, chikungunya, zika) em todo o Estado. Na próxima sexta-feira, dia 10 de março, a Sesa realizará a Oficina dos Planos Regionais de Vigilância e Controle das Arboviroses. Coordenadores e técnicos de vigilância e controles dessas doenças vão participar, por videoconferência, do evento que vai discutir medidas adotadas pelas Regionais de Saúde.

A oficina ocorrerá em dois turnos, às 8 horas para as macrorregiões de saúde de Fortaleza e Juazeiro do Norte, e às 13 horas para as macro Sobral, Quixadá e Litoral Leste. A capacitação tem o objetivo de discutir as ações de vigilância e controle das arboviroses, analisar os dados epidemiológicos, validar o Plano Estadual de Vigilância e Controle das Arboviroses 2017 e identificar os elementos importantes para a reorganização dos processos de trabalho e elaboração dos planos operacionais de rotina e contingência das arboviroses nas Coordenadorias Regionais de Saúde.

Controle e prevenção

O Ceará registrou queda de 68,6% nos casos de dengue até o dia 24 de fevereiro em relação ao mesmo período de 2016. O número de casos da doença caiu de 2.591 para 803. Os casos com sinais de alarme também caiu, de 45 para quatro (91%). No estado, não foi registrado nenhum óbito por causa da dengue até o dia 24 de fevereiro, enquanto no ano passado, em igual intervalo de tempo, houve 13 mortes registradas.

Entretanto, o combate ao mosquito Aedes aegypti, que também transmite doenças como zika e chikungunya, requer atenção constante. Cuidados para evitar a proliferação do mosquito são ainda mais necessários na estação chuvosa no Ceará. Manter a caixa d’água limpa, vedada e bem tampada, não acumular entulhos na rua, limpar as calhas, colocar lixo em sacos e tampar e vedar todo e qualquer recipiente que pode acumular água, como potes, pneus e barris, são algumas das principais medidas para evitar focos do Aedes aegypti.

Comitê Estadual

Para intensificar as atividades de controle do Aedes aegypti, a Escola de Saúde Pública de Iguatu implantou o Comitê Gestor Municipal de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya. A solenidade ocorreu no dia 23 de fevereiro. O Prefeito em exercício, Marcos Sobreira, assinou a portaria que institui oficialmente o Comitê. A Escola de Saúde Pública de Iguatu é pioneira na instituição das brigadas. Uma vez por semana, essas brigadas são responsáveis por fazer o faxinaço na instituição.

Em Aracati, representantes do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, do 23º Batalhão de Caçadores e da Prefeitura Municipal de Aracati, participaram, no dia 21 de fevereiro, da Solenidade cívico-militar de mobilização social para enfrentamento do Aedes aegypti. “Foi um evento que nós caminhamos pelas ruas do comércio de Aracati, sensibilizando as pessoas e fazendo visitas domiciliares, isso faz com que as pessoas entendam que uma instituição forte e benquista por todos, como o exército brasileiro, está engajado, porque de fato é uma guerra contra o mosquito, uma guerra pela vida”, enfatiza Moacir Tavares, Secretário de Saúde de Aracati.

Brigadas

O Ceará foi pioneiro na criação de brigadas estaduais contra o mosquito em prédios públicos, com vistoria semanal. Só o envolvimento da população traz um resultado efetivo do controle do mosquito Aedes aegypti. “Se tiver empenho, se todo mundo fizer um pouquinho, é possível obter grandes resultados. Resultados contundentes. Implantar uma brigada, muitos fizeram, mas monitorar essas brigadas, acompanhar, apoiar e fortalecer, não foi todo mundo que fez”, declara Ricristhi Gonçalves, técnica do Núcleo de Controle de Vetores (Nuvet) da Secretaria da Saúde.

Entre as diferentes ações de mobilização permanente no combate ao mosquito Aedes aegypti, há o Selo Saúde Prédio Saneado, um reconhecimento do Governo do Ceará às instituições públicas que estruturaram brigadas de combate ao Aedes aegypti e estabeleceram a rotina de inspeção semanal dos prédios que abrigam esses órgãos para mantê-los livres do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

No último dia 15, gestores de instituições públicas de Russas, receberam o Selo Saúde Prédio Saneado em solenidade realizada pela 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES). O selo foi entregue pelo Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika aos 21 órgãos públicos preencheram os requisitos necessários para recebê-lo. A CRES de Russas faz o acompanhamento e monitoramento de 29 instituições.

Para o coordenador do Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika, Caio Cavalcanti, a entrega do Selo Saúde Prédio Saneado é o resultado do que trabalho realizado pelos gestores ao longo dos meses. “É uma referência e exemplo para as demais brigadas. Fizeram o trabalho de vistoria semanal, mas também monitoraram as instituições com metodologia inovadora, utilizando as ovitrampas (espécie de armadilha para os ovos do mosquito), e de fato fizeram a atuação de uma brigada modelo”, ressaltou.

Selo Saúde Prédio Saneado

Receberam o Selo Saúde Prédio Saneado: Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 10, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9ª Coordenadoria Regional de Saúde (Cres), Ematerce, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Saúde do Município, Hospital e Casa de Saúde de Russas, Tiro de Guerra 10-010, Policlínica de Russas, Banco do Brasil, Companhia Hidroelétrica do São Francisco (CHESF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Núcleo de Endemias (Russas), Universidade Federal do Ceará (UFC), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Russas, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) Centro e Regional, Lar Santa Clara.

Assessoria de Comunicação da Sesa

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias2 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias2 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias2 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos2 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu3 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias3 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias3 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias3 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu4 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu4 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias4 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias4 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos4 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias4 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias4 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias4 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos5 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu1 semana atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.