Connect with us
DINHEIRO
NA MÃO

Iguatu

Visando reforma cadeia pública de Iguatu recebe comitiva de engenheiros

Publicado

on

PodMais
PodMais
Visando reforma cadeia pública de Iguatu recebe comitiva de engenheiros
Loading
/

A Cadeia Pública de Iguatu recebeu na semana passada, a presença uma comitiva formada representações do Departamento de Arquitetura e Engenharia do Estado do Ceará (DAE), engenheiros representativos da Secretária de Justiça e da construtora que será responsável pela reforma da unidade prisional. A cadeia da cidade há mais de um ano segue interditada pela justiça local devido a problemas estruturais na área hidro sanitária, setor esse que receberá os primeiros reparos.

A obra ficará a cargo da empresa SM Construções.  Pedro Almeida engenheiro da empresa adiantou o que o orçamento prevê na reforma inicial. “Basicamente toda a parte hidro sanitária. Será preciso refazer a estrutura hidráulica, hoje, deteriorada, instalações sanitárias de interligamento de todos os setores. Hoje os dejetos são esgotados num terreno ao lado, nossa missão será corrigir isso e direcionados a uma estação de maneira pré-tratada”, disse.

De acordo com o entrevistado ainda se faz necessário à construção da Estação Tratamento de Esgoto (ETE). A reportagem foi informada que o projeto deste equipamento já existe e segue em fase licitatória. “A parte que nos compete visa ainda oferecer reparos como pintura e retelhamento”, afirmou o engenheiro.  O valor contemplado incialmente é de 229 mil reais, mas pode sofrer alterações. “Aditivos podem acontecer. Ou o valor da reforma pode subir caso a execução da ETE seja feito por nós”, disse.

Reportagem 

Para iniciar a obra representante da construtora disse que será preciso o remanejamento da dos detentos para outras unidades. “É o próximo passo. Estamos estudando a logística para isso. Há possibilidade de fazermos por setores, mas o ideal seria o deslocamento de todos eles”, afirmou Pedro. Depois de resolvida a questão de deslocamento dos detentos o engenheiro adiantou quando a equipe iniciará o trabalho que segundo ele tem o prazo de 90 dias para conclusão. “Em duas semanas no máximo iniciamos as obras. Precisamos deslocar equipamentos de trabalho e proceder a contratação de pessoas”, contou.

A obra ficará sob responsabilidade da SM Construções (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)

A obra ficará sob responsabilidade da SM Construções (Foto: Thiedo Henrique/Mais FM)

A empresa tem experiência em reformas e unidades prisionais do estado o engenheiro adiantou que a intervenção será fácil de resolver. “Já realizamos um trabalho parecido em almas unidades prisionais do estado. Afirmo que o problema daqui será relativamente fácil de intervir. Acredito que mais uma vez cumpriremos os prazos”, finalizou. A obra foi contratada pela Secretaria de Justiça do Estado e será fiscalizada pela regional do DAE situada na cidade de Juazeiro do Norte.

Problemas

Hoje a unidade prisional também sofre com problemas de superlotação, em pavilhões que suportam o alojamento de 80 detentos conta com uma população carcerária de 130 pessoas. Na tentativa de sanar de forma momentânea o problema sanitário da cadeia, em dezembro do ano passado foi construído um tanque séptico de 40 metros cúbicos para acumular os dejetos e enviados por meio da atual rede, mas devido a quantidade produzida que se une, se faz a obrigação de uma limpeza semanal do reservatório.

EM ALTA

Rádio Ao Vivo – Mais FM Iguatu
Pronto para tocar
Baixar App