Ceará
Ceará ganhará nova estação de monitoramento da qualidade do ar
O Estado, através da Semace, está adquirindo sistema que medirá emissões de gases poluentes
O Ceará será contemplado com uma nova estação de monitoramento da qualidade do ar. A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) está adquirindo novo equipamento que terá como objetivo monitorar emissões de gases poluentes. Na tarde desta segunda-feira (29), gestores da autarquia e um técnico da empresa responsável pela implantação do sistema realizaram vistoria na sede da Estação Ecológica do Pecém, unidade de conservação onde o projeto possivelmente deva ser instalado. “Com a instalação e operação da estação, a Semace poderá monitorar diariamente os níveis de emissões gasosas dos empreendimentos do CIPP”, disse o diretor de licenciamento da Superintendência, Lincoln Davi Mendes.
Avaliado em R$ 2,1 milhões, o investimento é proveniente de compensação ambiental e sua implantação contempla a estação, curso de capacitação técnica e manutenção. A estação de monitoramento consiste em uma unidade com monitores e sensores instalados em um contêiner com extensão de 4m de comprimento e 2,60m de largura. O sistema analisará níveis de gases tais como monóxido de carbono, dióxido de enxofre, ozônio, nitrato de oxigênio, hidrocarboneto, gases voláteis e não voláteis, além de parâmetros meteroelógicos. Segundo a empresa vencedora da licitação, a EMQar está prevista para ser instalada em outubro deste ano.
Na vistoria, os gestores da Semace, Lincoln e Maira Brandão (Geamo) contaram com apoio de técnicos da CSP, que aproveitaram a ocasião para apresentar um estudo sobre rede otimizadora de monitoramento que mostra o melhor local para a instalação da estação. De acordo com Lincoln, a legislação prevê que esse tipo de equipamento seja instalado em UCs suscetíveis a impactos ambientais. “A UC do CIPP apresenta as melhores características com ambiente favorável em termos de infraestrutura e segurança para a instalação do equipamento”, analisou o gestor da Superintendência.
Ainda segundo Mendes, os técnicos da Gerência de Análise e Monitoramento (Geamo), que ficarão responsáveis pelo monitoramento da estação, receberão treinamento para coletar os dados do equipamento. De acordo com o diretor da empresa responsável pela EMQar, José Cláudio Souza, o curso terá 40h/aula com aulas teórica e prática.
Assessora de Comunicação da Superintendência Estadual do Meio Ambiente
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Mundo1 semana atrásVulcão na Etiópia entra em erupção pela primeira vez em milhares de anos
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova
-
Noticias1 semana atrásNikolas Ferreira recebe condenação de R$ 40 mil por comentário contra mulher trans

