Ceará
Estado ganhará dois centros de triagem de animais silvestres
Dois centros de triagem de animais silvestres (Cetas) de responsabilidade do Governo do Ceará, um na Grande Fortaleza e outro na região do Cariri, estão sendo planejados pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Ambos ainda não possuem local definido, mas a ideia é que os equipamentos sejam construídos nas unidades de conservação Parque Estadual Botânico (Caucaia) e Sítio Fundão (Crato).
A decisão foi tomada em reunião realizada nesta terça-feira (30) com a participação de representantes da Semace, Sema e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Um grupo de trabalho será criado para viabilizar a construção dos centros. O aporte financeiro, inicialmente, será feito pela Semace.
Recentemente, o superintendente da Semace, José Ricardo Araújo, acompanhado pelo diretor de Fiscalização, Tiago Bessa, e o fiscal ambiental, Roberto Cavalcante, visitou o Cetas do Ibama em São José de Ribamar, na Região Metropolitana de São Luis-MA, considerado referência para esse tipo de equipamento.
O Centro de Triagem é o local previsto em lei para o abrigo de animais silvestres resgatados de criadouros clandestinos, situação de maus tratos ou entregues voluntariamente pelo cidadão. Pássaros, macacos, lagartos e outras espécies de animais são classificados e tratados por especialistas, antes de serem devolvidos à natureza. Atualmente, os animais são encaminhados para a unidade do Ibama que funciona em Messejana, Fortaleza-CE. Contudo, o equipamento se tornou pequeno para o número crescente de resgates.
Assessor de Imprensa da Semace
-
Iguatu3 semanas atrásPrefeitura de Iguatu rescinde contrato com Consórcio Mobilidade Iguatu e deixa obras sob questionamento
-
Iguatu3 semanas atrásIndústria operou quase quatro anos sem licença ambiental em Iguatu; licenças citadas não aparecem nos autos
-
Iguatu2 semanas atrásJustiça de Iguatu determina repasse imediato de consignados e fixa multa de R$ 200 mil contra Município
-
Noticias2 semanas atrásGoverno deixa Enel Ceará fora da lista de renovação de concessões
-
Noticias3 semanas atrásLimoeiro do Norte se consolida como polo da banana e pitaya no Ceará
-
Ceará2 semanas atrásCeará abre consulta ao abono dos precatórios do Fundef para 50 mil beneficiários
-
Noticias2 semanas atrásCeará pode registrar até 75 mm de chuva acima da média em abril
-
Noticias2 semanas atrásFortaleza tem a maior valorização imobiliária do Brasil, aponta índice

