Brasil
Saúde deve ser a área prioritária do governo, aponta pesquisa

As longas filas, a demora no atendimento, os contratempos para marcação de consultas, exames e cirurgias deixam os brasileiros mais angustiados com os serviços de saúde. A angústia não está apenas no pensamento, mas se reflete, com dados reais, em uma pesquisa que acaba de ser divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela CFM, os brasileiros consideram a saúde como a área que o governo deve dar prioridade. De acordo com o levantamento, 43% dos entrevistados apontaram a saúde como o tema que merece maior preocupação, seguido por educação, com 27%, e combate à corrupção, com 10%. O Instituto Datafolha entrevistou, entre os dias 10 e 12 de agosto, 2.069 pessoas com 16 anos ou mais.
Embora os números sejam significativos, houve uma queda em relação à pesquisa semelhante, realizada ano passado. Em 2014, 57% avaliaram que a saúde era a área que carecia de maior atenção. “Acreditamos que a redução não esteja ligada à melhora nas condições de atendimento e infraestrutura de saúde, mas, sim, a problemas que se tornaram mais agudos nas outras áreas, ligados, por exemplo, ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e à corrupção”, avaliou o presidente do CFM, Carlos Vital.
Uma das principais dificuldades enfrentadas por usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é o tempo de espera para receber atendimento. A pesquisa revela que um quarto dos entrevistados aguardava mais de 12 meses para serem atendidos. Do total de ouvidos, 16% disseram esperar entre 6 e 12 meses e 39%, de um a seis meses. Quanto maior a complexidade do procedimento, maior a dificuldade para o acesso. Para fazer cirurgias, por exemplo, 44% disseram aguardar mais de 12 meses.
Fonte: ceará Agora
-
Noticias5 dias atrás
MEC atualizou as regras para a oferta de cursos de educação a distância (EaD) de ensino superior
-
Americando6 dias atrás
AMERICANDO: O cheiro do meu avô
-
Noticias7 dias atrás
XIII Seminário de Gestores Públicos – Prefeitos, em Fortaleza, tem inscrições gratuitas abertas
-
Noticias7 dias atrás
Chuva de 137 mm interdita rodovia, alaga parque de vaquejada e isola moradores em Tauá
-
Noticias7 dias atrás
Peça gratuita, que aborda temática sobre o Gás Natural, estreia em escolas públicas do Ceará
-
Iguatu6 dias atrás
Iguatu tem novo momento de vacinação contra a gripe e alerta para casos de dengue
-
Noticias6 dias atrás
Novo Código Civil propõe patrimônio digital como herança, incluindo redes sociais e milhas aéreas
-
Noticias5 dias atrás
Desmatamento no Ceará cresce 23,5% em 2024 e estado entra no top 10 dos que mais desmatam no Brasil