Ceará
Três de quatro brasileiros que irão à olimpíada de Biologia são do CE
Garotos foram classificados entre 15 estudantes para participar da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, em San Salvador. Competição ocorre de amanhã até o dia 12 e reúne 13 países de línguas portuguesa e espanhola.
Três dos quatro estudantes que vão representar o Brasil na 9ª edição da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB) são cearenses. Lucas Almeida, Arthur Feitosa e Gerardo Nogueira Filho, estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio, embarcam hoje com destino a San Salvador, capital de El Salvador, para participar da competição, que será realizada de amanhã até o próximo dia 12.
Dos 15 estudantes medalha de ouro na última Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), oito eram cearenses, de acordo com um dos selecionados. Para competir na OIAB, os 15 passaram por provas e treinamento intensivo em instituições do Rio de Janeiro e São Paulo. No final, apenas quatro foram selecionados para a competição.
Lucas Almeida, 17, diz que estar no grupo selecionado é a “realização de um sonho”. O jovem conta que, mesmo antes da viagem, o sentimento é de missão cumprida. “Ao mesmo tempo que é uma realização pessoal, é gratificante participar e representar meu Estado e meu País”, comenta.
Arthur Feitosa, também de 17 anos, tem o mesmo sentimento. Ele conta que ficou surpreso com a seleção para a olimpíada. “Achei que não estaria entre os quatro porque outros (alunos) estavam estudando há mais tempo que eu. Fiquei muito feliz com o resultado”, afirma o estudante, que já disputou outras olimpíadas com destaque estadual e nacional.
Arthur afirma que a escola foi muito importante no processo de aprendizado e estímulo para as provas da olimpíada e que o apoio dos professores tem sido essencial.
Com desejo de medalhas, Arthur espera dar o melhor de si na competição. “Olimpíadas são importantes pelo aprendizado, pelos estudos, culturas, viagens e vivências. Quero uma medalha, mas além disso quero dar destaque ao Brasil”, comenta.
A competição
Treze países de língua portuguesa e espanhola participam da 9ª edição da OIAB. A competição terá uma prova teórica e quatro práticas. Os temas vão desde Biologia Celular a Anatomia, Genética e Ecologia.
Para competir na OIAB ou na Olimpíada Internacional de Biologia, o aluno precisa participar antes da OBB em seu país. Além disso, outros requisitos importantes são ter, no máximo, 19 anos e não ser universitário.
No Brasil, participam da (OBB) escolas públicas e particulares. Os três estudantes cearenses selecionados para a competição em San Salvador são de escolas particulares. Em competições como a de San Salvador, o Brasil já conquistou 40 medalhas desde que começou a participar das olimpíadas, em 2005.
Fonte: O Povo
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

