Saúde
SAÚDE: Into expande captação de tecidos ósseos e tendões para todo o país

Os pacientes que precisam de transplantes de tendões e ossos de todo o país devem ser beneficiados com uma medida do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde, o Into, que expande para todo território nacional a captação desse tipo de material de banco de tecido. Até agora, todas as captações de tecidos ósseos e tendões do Into tinham como origem doadora o Rio de Janeiro, estado onde o instituto é sediado.

Os pacientes que precisam de transplantes de tendões e ossos de todo o país devem ser beneficiados com uma medida do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Ministério da Saúde, o Into, que expande para todo território nacional a captação desse tipo de material de banco de tecido. Até agora, todas as captações de tecidos ósseos e tendões do Into tinham como origem doadora o Rio de Janeiro, estado onde o instituto é sediado.
Antes da captação ser expandida para outros estados, uma equipe médica do instituto realizou com sucesso um teste, em maio, no município de Arapongas, interior do Paraná. No mês de julho, já estruturada, a captação se tornou rotina em outros estados do Brasil.
Com essa medida, o Into deixa de depender apenas das doações realizadas no Rio de Janeiro e amplia sua atuação para todo o país. Há 16 anos, o instituto realiza o processo de captar, processar e disponibilizar tecidos humanos, incluindo ossos e córneas. As doações devem sempre ser autorizadas pelos familiares de pacientes com morte cerebral. Uma única doação pode beneficiar de 30 a 40 pessoas que estão à espera de transplantes ortopédicos pelo SUS. Segundo informações do instituto, entre 2010 e 2013, as doações registraram crescimento, em 2014 permaneceram instáveis, mas este ano não há tendência de aumento.
O Into mantém equipes preparadas para realizar captações 24 horas por dia e durante o ano inteiro. Todo o procedimento, desde a captação, processamento, armazenamento e distribuição do transplante é gratuito para o receptor.
-
Iguatu4 semanas atrásMP investiga projeto da Prefeitura de Iguatu e vê possível “promoção sem concurso” para motoristas da saúde
-
Ceará3 semanas atrásEspetáculo “Quando as Máquinas Param” promove discussão sobre violência doméstica nas cozinhas das periferias de Fortaleza
-
Iguatu4 semanas atrásMinistério Público Investiga Uso de Garis da Prefeitura em Evento Privado em Iguatu
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça determina prazo para Município regularizar repasses dos consignados; SPUMI segue vigilante
-
Iguatu4 semanas atrásJustiça impede exoneração em massa de ACS e ACE em Iguatu e reconhece validade dos vínculos de 2019
-
Iguatu4 semanas atrásCiro e o Preço da Aliança: O Ceará Vai Cobrar as Contradições?
-
Iguatu3 semanas atrásALERTA NA CÂMARA: Jurídico do SPUMI analisa riscos no PL 036 que, supostamente, pode impactar salários, anuênios e insalubridade em Iguatu
-
Esportes3 semanas atrásIguatu assegura classificação antecipada para a segunda fase da Série D

