Conecte-se conosco

Dia-a-Dia com Maria

Dia-a-Dia com Maria: Falando de Mulheres

Falar de mulher nunca foi fácil, nem o será, tendo em vista ser a criatura possivelmente mais complexa do universo. 

Publicado

on

Falar de mulher nunca foi fácil, nem o será, tendo em vista ser a criatura possivelmente mais complexa do universo. 

Segundo a metáfora da Criação, provinda da costela de Adão, ou seja, embora elaborada pela suprema genialidade, exigiu para a composição que o pedaço de um ser já pronto (pobre Adão) fosse arrancado. E se fez até mais aprimorada, ouvidos e olhos mais atentos, ligeira em passos e curiosa 

em excesso. E, ao ser-se, ouve as recomendações do seu Senhor e prefere conferir se realmente a insurgente serpente tinha razão. 

Para não se ferrar sozinha, levou Adão a repetir sua comilança e decaíram, perderam-se de amores, eis a história do começo, segundo a Bíblia. Depois, andando maritalmente juntos, essa mulher que deve ter sofrido de chuvas torrenciais a ataques e riscos nas selvas, teve filhos, dores de parto, sofreu dilemas, cansaços para dar conta da alimentação dos seus, aliada ao companheiro, chorou as dores de mãe, de horrores pela fatalidade familiar.

De Eva, vieram as Naziras, Luizas, Marias, Dianas, Terezinhas, Sônias, Lúcias e Luzias…Neides, Cláudias, Zefinhas, Rosas…Ricas feias, pobres, pretas, brancas, índias, mães, santas, guerreiras, putas, profetizas…

Mães que foram enaltecidas pela vida, suicidas, mulheres abastadas, outras, fatigadas pelos fardos das atrocidades dos seus queridos, tantas que morreram sem ver o resultado de suas fadigas, multidões de ignoradas ou aclamadas, surradas, amadas, assassinadas.

Nesse bloco de perdizes humanas, pelo contexto vida, acredito que seria pouco premiar a atuação de muitas delas que certamente jamais serão referenciadas em “Comendas” aparentadas ou nos listões de entidades destacadas, como de “Mulheres de Fibra”, “Nota Dez”…

Aos dez, onde anos, não lembro exato, acompanhei a saga até de certo tempo de uma Mulher, uma negra alta que percorria toda Iguatu com dois filhos. Um, aparentando ter de quatro a seis anos e o outro, pequenino, de ano e meio a dois. Vendia verduras com um balaio na cabeça. A sorte lhe traiu 

e fora surpreendida com uma doença grave e, mesmo abatida, permanecia em sua jornada incansável. Creio que Deus a tenha colhido logo e não soube mais do seu fim e penso no que foi feito daquelas duas crianças, que tinham como suporte aquela mãe brava, lutadora e mortal? Grande mulher!

Destaco outro exemplo de uma mulher grandiosa que, ao pedal de uma máquina de costura rústica sustentou cinco filhos sozinha, desde pequeninos, quando o Marido resolveu sumir.

Também destaco a memória das que, na zona rural, criaram tantos filhos, quietas e sábias sem nem sequer uma letra fosse-lhes do conhecimento e as que reservaram parte do seu tempo e, sem receber regularmente o mísero salário, nunca desistiram de alfabetizar, como Dona Zefinha Duarte, Maria Alves, por sinal, minha primeira professora e Dona Iranir Peixoto, três iluminadas mulheres que enfrentaram com muita fibra e apoiaram uma multidão de crianças mutiladas pelo sistema educativo precário na zona rural de Quixelô.

Em Iguatu, deixo minhas comendas de apreço e louvor, mesmo que simbólicas, a personalidades da mulheres: Fátima Holanda, Dona Alda; Célia Lavor, Terezinha Alencar; Maria da Penha, Adalzira Oliveira, Elze Lima Verde Montenegro (in memoriam); Francineuda Bandeira; Silvinha Gouveia; 

Fransquinha Araújo; Aldeíde Araújo (professoras); Aldenir Rodrigues, Dona Lindalva, Dra. Ósia Carvalho, Rita Lobo, Gizeuda Ferreira, Irene Caieira, Dona Neide Nogueira (in memoriam) e outras mais que não caberiam em nenhuma relação de tantos nomes que são.

Nessa premiação, cobriria com pétalas as anônimas, representadas pelo grupo das que se situam num plano de total privação de conforto, que com todas as dificuldades cuidam dos filhos, até sofrem violência doméstica, cujos gemidos são denunciados pelo olhar tristonho de quem tem sonhos melindrados, aliás, nem mais os carrega. Pequenas grandes mulheres!

Mulher, ser que, não à toa, enfrentou as lutas tantas para chegar ao espaço que ora galga: política, profissões, aos quatro ventos.

Salve o Grande Dia!

 

*Mariazinha é Servidora do IFCE Campus Iguatu e Advogada

 

Radio Ao vivo

00:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Noticias3 dias atrás

Previsão do tempo no Ceará indica redução no volume de chuvas

Noticias3 dias atrás

Alunos de ‘cursinhos populares’ receberão uma bolsa de R$ 200 para apoiar sua permanência nos estudos

Noticias3 dias atrás

Trecho da BR-116 no Ceará terá tráfego em sentido único

Videos3 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 16/04/2025 – Mais de 44 mil litros de leite deixaram de ser distribuídos em Iguatu desde janeiro

Iguatu4 dias atrás

Exclusivo: Diálogos revelam suposto acordo de R$ 50 Mil entre candidato e traficante em Iguatu

Noticias4 dias atrás

Governo Trump pode solicitar aos países que escolham entre a China e os EUA

Noticias4 dias atrás

Operação especial pretende reforçar a segurança durante os feriados prolongados da Semana Santa e de Tiradentes

Noticias4 dias atrás

Consumidores do Ceará terão uma redução média de 2,1% na tarifa de energia elétrica

Iguatu5 dias atrás

ARCE: Água fornecida à população pode estar contaminada e interdição parcial da ETE de Iguatu é recomendada

Iguatu5 dias atrás

Secretaria de Agricultura de Iguatu suspende programa do leite e deixa 25 instituições e centenas de famílias sem 44 mil litros de leite há 3 meses

Noticias5 dias atrás

Anvisa aprovou registro definitivo da vacina contra a chikungunya no Brasil

Noticias5 dias atrás

Pagamento do terceiro lote do abono salarial PIS-Pasep 2025 começa nesta terça-feira (15)

Videos5 dias atrás

Balaio de Gatos – Edição 14/04/2025 – Crescem reclamações de perseguição na gestão de Roberto Filho. E se fosse o Ilo Neto?

Noticias6 dias atrás

Isenção para o ENEM 2025 pode ser solicitada a partir desta segunda-feira, 14

Noticias6 dias atrás

Projeto permite que mulheres a partir de 18 anos possam adquirir, possuir e portar armas de fogo; entenda

Noticias6 dias atrás

Homem compra berço pela internet para o filho, mas recebe par de chinelos, no Ceará

Videos6 dias atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 14/04/2025

Noticias1 semana atrás

Caixa libera saque calamidade para moradores de Acopiara e Mombaça

Iguatu1 semana atrás

AIJE Contra José Ilo por Compra de Votos em Iguatu Expõe Material de Campanha, Anotações Suspeitas e Leva à Perícia em Celulares

Iguatu1 semana atrás

Audiência revela possíveis vínculos entre facção criminosa e grupo político vitorioso em Iguatu

Noticias1 semana atrás

Produção brasileira de grãos na safra 2024/25 deve atingir um recorde de 330,3 milhões de toneladas

Noticias1 semana atrás

Prazo de inscrição para concurso de delegado da Polícia Civil se encerra nesta sexta-feira (11)

Ceará1 semana atrás

Ceará tem a 2º maior proporção de alunos do ensino médio em tempo integral no Brasil

Mundo1 semana atrás

Nasce primeiro bebê de britânica após um transplante de útero recebido da própria irmã

Economia1 semana atrás

Certificado para exportação de ração animal está mais rápido no Brasil

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 09/04/2025 – Justiça Eleitoral realiza hoje audiências sobre compra de votos em Iguatu envolvendo Ilo Neto e Roberto Costa Filho

Videos2 semanas atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 09/04/2025

Videos2 semanas atrás

Balaio de Gatos – Edição 08/04/2025 – Escândalo ambiental em Iguatu: ETE do SAAE arrecada milhões e joga esgoto cru no Jaguaribe

Iguatu2 semanas atrás

TRE-CE escolhe nova presidência para o biênio 2025-2027

Noticias2 semanas atrás

A obesidade infantil é um dos maiores desafios de saúde pública atualmente

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.