Noticias
Anvisa bane componentes de esmaltes em gel após alerta sobre possíveis riscos de câncer e infertilidade
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quarta-feira, 29, uma nova medida que proíbe o uso de determinadas substâncias químicas em cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. A decisão tem como principal objetivo proteger tanto os consumidores quanto os profissionais do setor de beleza contra possíveis riscos de câncer e infertilidade associados ao uso desses compostos.
Entre as substâncias banidas estão o TPO (óxido de difenilfosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina, frequentemente utilizados em procedimentos de unhas acrílicas e esmaltação em gel. Esses produtos dependem da exposição à luz ultravioleta (UV) ou LED para endurecer. De acordo com estudos internacionais citados pela Anvisa, o DMPT apresenta potencial cancerígeno, enquanto o TPO é considerado tóxico, podendo afetar a fertilidade.
Com a nova resolução, a Anvisa determina a proibição imediata da fabricação, importação e concessão de novos registros ou notificações de produtos que contenham essas substâncias. As empresas e estabelecimentos do setor têm o prazo de 90 dias para suspender completamente a comercialização e o uso dos itens que ainda estejam disponíveis nas prateleiras.
-
Iguatu2 semanas atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Noticias2 semanas atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Esportes2 semanas atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil2 semanas atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará2 semanas atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará
-
Economia2 semanas atrásLula sanciona lei final que regulamenta a reforma tributária no Brasil
-
Ceará2 semanas atrásSobrinho de deputada do Acre morre afogado no Ceará ao tentar salvar as filhas
-
Ceará2 semanas atrásNova reestruturação dos Correios pode provocar mudanças no serviço e nas agências do Ceará

