Economia
Pix Automático passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira
A partir de 13 de outubro de 2025, o Pix Automático passará a ser obrigatório para cobranças recorrentes entre bancos que envolvem empresas ou entidades que não têm autorização especial pelo Banco Central. Com isso, novas cobranças interbancárias só poderão ser feitas por essa modalidade, enquanto contratos antigos terão até 1° de janeiro de 2026 para se adaptarem.
Na prática, a empresa interessada em realizar cobranças periódicas (como mensalidades, assinaturas ou contas de serviço) deverá enviar uma proposta ao cliente, que autoriza a operação por meio do aplicativo bancário. O usuário poderá definir parâmetros como periodicidade, valor máximo e acompanhar todas as transações, além de poder cancelar a autorização a qualquer momento.
Para evitar fraudes, o Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) estabeleceram regras que as empresas devem cumprir para oferecer o Pix Automático. Entre os requisitos estão comprovação do cadastro (CNPJ), compatibilidade entre a atividade econômica e o serviço cobrado, histórico da empresa e tempo mínimo de operação (mais de seis meses).
-
Ceará2 semanas atrásCeará sanciona lei que impede bloqueio de celulares por inadimplência
-
Iguatu1 semana atrásIguatu é acionado na Justiça por falhas em repasses de consignados; bancos terão que apresentar relatórios
-
Cultura2 semanas atrásMinistério da Cultura, Fundação Raimundo Fagner e Grupo Três Corações apresentam nova produção cênico-musical inspirado em Dom Quixote em Fortaleza e Orós
-
Ceará2 semanas atrásHelicóptero realiza pouso de emergência e passageiros são assaltados no Ceará
-
Noticias2 semanas atrásDistribuição do vale-recarga de gás de cozinha começa nesta segunda (24); veja quem pode receber
-
Noticias2 semanas atrásLula retorna ao Ceará para lançar Polo Automotivo e dar início à produção do Chevrolet Spark
-
Noticias1 semana atrásVoos internacionais são suspensos na Venezuela após alerta sobre intensificação militar
-
Educação1 semana atrásNovas suspeitas indicam que Edcley vazou mais itens do Enem antes da prova

