Noticias
Influenciadoras brasileiras removem anúncios de empresa alvo de investigação da Interpol
Um caso envolvendo influenciadores digitais acendeu um alerta nas redes sociais, principalmente entre jovens de 18 a 22 anos, sobre os riscos de propagandas enganosas. Criadoras de conteúdo com milhões de seguidores divulgaram em seus perfis a empresa Alabuga Start, que está sob investigação da Interpol por suspeita de tráfico humano e exploração laboral. A empresa, agora também chamada Start Program, já havia sido denunciada por adotar práticas semelhantes com jovens africanas, e teria mantido a mesma estrutura ao chegar ao Brasil, apenas com outro nome.
Segundo a Iniciativa Global contra o Crime Organizado Transnacional (GI-TOC), mulheres recrutadas para trabalhar na Rússia relataram jornadas exaustivas, vigilância constante e exposição a produtos químicos perigosos. Algumas foram levadas com a promessa de cursos e desenvolvimento profissional, mas ao chegarem ao destino, foram forçadas a montar armamentos e drones usados na guerra da Ucrânia, além de trabalhar em setores de limpeza, buffet e produção em condições degradantes. A situação ganhou destaque após denúncias dos influenciadores Guga Figueiredo e Jordana Vucetic, que expuseram nomes como MC Thammy, Catherine Bascoy, Aila Loures e Isabela Duarte por promoverem a empresa.
Após a repercussão, os influenciadores envolvidos se pronunciaram. MC Thammy afirmou que apagou a publicação e acionou sua equipe jurídica. Aila Loures disse ter sido enganada e que a proposta parecia legal, com avaliação prévia de sua agência. Catherine Bascoy, por sua vez, declarou que está tomando providências e que jamais teve a intenção de prejudicar seu público. As publicações e perfis associados à empresa foram excluídos após as denúncias. A promessa de salários de até US$ 670, benefícios e oportunidades profissionais acabou revelando um possível esquema de exploração, colocando em xeque a responsabilidade de influenciadores na divulgação de parcerias.
-
Iguatu2 semanas atrásGuarda municipal preso por homicídio segue no cargo e tem PAD prorrogado sem explicações públicas em Iguatu
-
Ceará2 semanas atrásTransnordestina realiza segunda viagem-teste com transporte de cereal entre Piauí e Ceará
-
Economia2 semanas atrásTeto do INSS é reajustado para R$ 8.475,55 e passa a valer para aposentados e pensionistas
-
Noticias1 semana atrásProcon notifica Aeroporto de Fortaleza por retirada de cadeiras para passageiros e visitantes
-
Iguatu1 semana atrásPlantão especial para o recebimento da documentação para Casamento Comunitário Civil, nesse sábado em Iguatu
-
Esportes1 semana atrásIguatu e Tirol ficam no empate sem gols no Morenão pelo Cearense
-
Brasil1 semana atrásFies abre prazo para complementação de inscrições postergadas
-
Ceará1 semana atrásEntenda como funciona a operação que evita que os rios sequem no Ceará

